Reuniões Improdutivas São o Principal Desafio no Trabalho

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Melhorar a eficiência das reuniões está no topo das prioridades da liderança, segundo 54% dos profissionais

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Melhorar a eficiência das reuniões está no topo das prioridades da liderança, segundo 54% dos profissionais

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Reuniões mal aproveitadas lideram o ranking de frustrações dos brasileiros no ambiente corporativo. Segundo um estudo da plataforma Read AI, especializada em gravação e resumo de reuniões, 47% dos profissionais consideram esses os momentos menos produtivos do dia. A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (22), ouviu 583 pessoas que trabalham ao menos 20 horas semanais em escritórios.

O levantamento revela um cenário de sobrecarga e desorganização: 34% dos entrevistados participam de mais de 6 reuniões por semana, 74% realizam outras tarefas durante os encontros e 48% já perderam reuniões por conflitos de agenda. “Os números revelam um problema crescente de produtividade: com tantas reuniões, muitas vezes em diferentes fusos horários, e um fluxo constante de informações, as pessoas estão sobrecarregadas”, afirma David Shim, cofundador e CEO da Read AI.

O impacto aparece nos indicadores macroeconômicos. Em 2024, o Brasil ficou na 62ª posição entre 67 países no Ranking Mundial de Competitividade, elaborado pelo IMD (International Institute for Management Development), que avalia performance econômica, eficiência do governo e das empresas e infraestrutura.

Em escala global, o engajamento profissional caiu de 23% para 21% neste ano, segundo a consultoria Gallup. A queda representa uma perda estimada de US$ 438 bilhões (R$ 2,4 trilhões) em produtividade para a economia mundial.

O que mais prejudica a produtividade

Para além do excesso de reuniões, a produtividade também é prejudicada pela dificuldade em encontrar documentos (para 40% dos entrevistados) e pelo excesso de e-mails (39%). Outros desafios frequentes incluem localizar informações em textos longos (32%), resgatar dados em e-mails antigos (27%) e acessar arquivos de ex-funcionários (27%).

Como consequência, quase dois terços dos profissionais (64%) afirmam já ter cometido erros no trabalho por não conseguirem acessar informações críticas com agilidade.

Os custos do excesso de reuniões

As reuniões não têm apenas custo emocional, mas financeiro. A consultoria americana Bain & Company descobriu que uma única reunião presencial semanal de gerentes de nível médio em uma grande empresa custava à organização mais de US$ 15 milhões por ano – entre custos pessoais como tempo de deslocamento dos funcionários e energia mental.

A Harvard Business Review desenvolveu uma calculadora que, com informações como tempo de duração, números de participantes e seus salários, simula o quanto custaria essa reunião – levando em conta, ainda, eventuais benefícios de contrato. Uma reunião semanal de uma hora com quatro pessoas, sendo três com salário de R$ 8,5 mil e uma com salário de R$ 13 mil custaria, anualmente, cerca de R$ 16 mil à empresa.

Dia sem reuniões

O problema é tão grande que gerou o movimento “no meeting day”, que começou nos Estados Unidos e consiste em definir um dia na semana em que reuniões não são permitidas na empresa. No Brasil, a Johnson & Johnson instituiu o “No meetings Friday”, em que os funcionários não devem agendar reuniões ao menos uma sexta-feira por mês. A farmacêutica Sanofi estabeleceu que às quintas-feiras os funcionários não podem agendar essas conversas com suas equipes internamente.

Tirar um dia de reuniões por semana reduziu o estresse em 26%, e não ter chamadas em nenhum dos cinco dias reduziu em 75%, segundo pesquisa do MIT Sloan.

Como evitar uma reunião que poderia ser um e-mail

Para economizar tempo, dinheiro e energia, antes de convocar uma reunião, faça uma análise de seus objetivos:

  • Qual o tema e quem são as pessoas de fato interessadas no assunto?
  • A reunião é para dar um recado? Se sim, ele é de impacto, vai gerar mais dúvidas ou é algo mais simples?
  • O meu time está sobrecarregado? O quanto a reunião vai sobrecarregar ainda mais a equipe?

O que esperar pela frente

Melhorar a eficiência das reuniões está no topo das prioridades da liderança, segundo 54% dos profissionais ouvidos pela Read AI. Metade dos entrevistados está na faixa dos 35 a 54 anos. Outras metas incluem acompanhar as decisões e compromissos assumidos (40%), aumentar o engajamento dos participantes (40%) e identificar lacunas de capacitação nas equipes (37%).

O estudo aponta que a inteligência artificial pode ser uma aliada nesse processo. Entre as tarefas que os profissionais mais gostariam de automatizar com IA estão integrar plataformas para facilitar o acesso a informações (46%); gerar insights a partir de grandes volumes de dados (39%); e transcrever ou resumir reuniões (38%).

Hoje, 68% dos profissionais brasileiros já utilizam ferramentas com inteligência artificial no dia a dia — e 84% gostariam que suas empresas adotassem ainda mais soluções. “É sobre ajudar as pessoas a agirem com mais rapidez e inteligência”, afirma o CEO.

10 maneiras de tornar as reuniões mais eficazes, de acordo com a ciência


  • 1. Estabelecer a necessidade de uma reunião

A reunião deve resolver um problema específico ou abordar um assunto específico. Não deve ser simplesmente um relatório, uma atualização ou um catálogo. Deve envolver a tomada de decisões substantivas, resolução de problemas e ter discussão entre os participantes. Também deve haver objetivos claros. Além disso, informações e discussões não essenciais devem ser evitadas ou, quando levantadas, e forem consideradas importantes, devem ser levadas para uma reunião separada.

    People Images/ Getty Images

    1. Estabelecer a necessidade de uma reunião

    A reunião deve resolver um problema específico ou abordar um assunto específico. Não deve ser simplesmente um relatório, uma atualização ou um catálogo. Deve envolver a tomada de decisões substantivas, resolução de problemas e ter discussão entre os participantes. Também deve haver objetivos claros. Além disso, informações e discussões não essenciais devem ser evitadas ou, quando levantadas, e forem consideradas importantes, devem ser levadas para uma reunião separada.

  • 2. Convidar as pessoas adequadas

As pessoas de sucesso sabem quem convidar para suas reuniões. À luz de seus objetivos declarados, eles chama quem tem poder e experiência para atingir esses propósitos. Além disso, mantêm a duração da reunião curta ou apropriada --para evitar sessões excessivamente longas. Por último, essas pessoas garantem que a tecnologia e os dados usados ​​correspondem aos objetivos.

    FG Trade/ GettyImages

    2. Convidar as pessoas adequadas

    As pessoas de sucesso sabem quem convidar para suas reuniões. À luz de seus objetivos declarados, eles chama quem tem poder e experiência para atingir esses propósitos. Além disso, mantêm a duração da reunião curta ou apropriada –para evitar sessões excessivamente longas. Por último, essas pessoas garantem que a tecnologia e os dados usados ​​correspondem aos objetivos.

  • 3. Determine uma pauta

Pessoas bem-sucedidas não esperam até o momento da reunião para saber o motivo do encontro. Depois de identificar quem comparecerá, eles enviam a pauta com uma descrição clara do conteúdo e das metas. Eles delineiam as partes interessadas e suas necessidades, deixando claro por que o problema os afeta e como as metas resolverão a necessidade estabelecida.

    Adam Hester/ GettyImages

    3. Determine uma pauta

    Pessoas bem-sucedidas não esperam até o momento da reunião para saber o motivo do encontro. Depois de identificar quem comparecerá, eles enviam a pauta com uma descrição clara do conteúdo e das metas. Eles delineiam as partes interessadas e suas necessidades, deixando claro por que o problema os afeta e como as metas resolverão a necessidade estabelecida.

  • 4. Siga uma agenda clara

Pessoas de sucesso reiteram os objetivos da reunião e os resultados desejados, e oferecem o que esperam que a reunião alcance. Isso não é um ditado de resultados específicos, mas uma elucidação de quais metas devem ser estabelecidas e as decisões tomadas. Isso significa colocar algumas pessoas em dia com as decisões já tomadas. Pessoas de sucesso também se certificam de que o encontro vai começar na hora certa e aparecem cedo.

    Yoshiyoshi Hirokawa/ Getty Images

    4. Siga uma agenda clara

    Pessoas de sucesso reiteram os objetivos da reunião e os resultados desejados, e oferecem o que esperam que a reunião alcance. Isso não é um ditado de resultados específicos, mas uma elucidação de quais metas devem ser estabelecidas e as decisões tomadas. Isso significa colocar algumas pessoas em dia com as decisões já tomadas. Pessoas de sucesso também se certificam de que o encontro vai começar na hora certa e aparecem cedo.

  • 5. Faça do humor um componente chave

Ninguém verdadeiramente bem-sucedido (e não inseguro) traz ressentimentos para casa, apesar das emoções que podem ter sido levantadas em uma reunião. Se a reunião for sobre um assunto delicado ou se a discussão se tornar disfuncional, eles acrescentam humor. A ciência comportamental mostra que o humor, por exemplo, reduz o estresse. Assim, pessoas bem-sucedidas redirecionam sentimentos sérios e ruins para coisas de que todos podem rir --por exemplo, a própria reunião. No entanto, não tente ser engraçado se você não for. O principal objetivo é fazer com que o público relaxe, sem prejudicar a importância do encontro.

    pixelfit/ Getty Images

    5. Faça do humor um componente chave

    Ninguém verdadeiramente bem-sucedido (e não inseguro) traz ressentimentos para casa, apesar das emoções que podem ter sido levantadas em uma reunião. Se a reunião for sobre um assunto delicado ou se a discussão se tornar disfuncional, eles acrescentam humor. A ciência comportamental mostra que o humor, por exemplo, reduz o estresse. Assim, pessoas bem-sucedidas redirecionam sentimentos sérios e ruins para coisas de que todos podem rir –por exemplo, a própria reunião. No entanto, não tente ser engraçado se você não for. O principal objetivo é fazer com que o público relaxe, sem prejudicar a importância do encontro.

  • 6. Trate as reclamações com habilidade

Pessoas bem-sucedidas reconhecem que as reclamações entre participantes não levarão a nada e que a reunião foi projetada para tomada de ação. Eles tentam fazer com que os participantes sintam a necessidade da reunião para ajudá-los a fazer melhor seu trabalho. Ao mesmo tempo, não permitem que reclamantes incessantes usurpem o controle da lista de questões importantes, com questões irrelevantes ou passadas.

    FG Trade/ GettyImages

    6. Trate as reclamações com habilidade

    Pessoas bem-sucedidas reconhecem que as reclamações entre participantes não levarão a nada e que a reunião foi projetada para tomada de ação. Eles tentam fazer com que os participantes sintam a necessidade da reunião para ajudá-los a fazer melhor seu trabalho. Ao mesmo tempo, não permitem que reclamantes incessantes usurpem o controle da lista de questões importantes, com questões irrelevantes ou passadas.

  • 7. Mantenha a participação elevada e focada

Pessoas bem-sucedidas fazem um espetáculo nas reuniões virtuais e dão toda a sua atenção à reunião --pedindo educadamente que os outros façam o mesmo. Outros estudos comportamentais mostraram que isso é realmente necessário para obter atenção total. Na verdade, as pessoas de sucesso planejam atividades e discussões que mantêm os convidados engajados, para que não se sintam tentados a verificar mensagens. E, se a discussão sair da pauta, eles propositalmente a interrompem e sugerem que pode ser importante o suficiente para uma reunião posterior.

    Getty Images

    7. Mantenha a participação elevada e focada

    Pessoas bem-sucedidas fazem um espetáculo nas reuniões virtuais e dão toda a sua atenção à reunião –pedindo educadamente que os outros façam o mesmo. Outros estudos comportamentais mostraram que isso é realmente necessário para obter atenção total. Na verdade, as pessoas de sucesso planejam atividades e discussões que mantêm os convidados engajados, para que não se sintam tentados a verificar mensagens. E, se a discussão sair da pauta, eles propositalmente a interrompem e sugerem que pode ser importante o suficiente para uma reunião posterior.

  • 8. Compartilhe as responsabilidades

Imediatamente após o encerramento da reunião, pessoas bem-sucedidas circulam atas. Elas destacam as decisões tomadas e os planos de ações que serão executados. Também designam funções e responsabilidades e indicam ações necessárias para aqueles que não estavam presentes.

    Westend61/ GettyImages

    8. Compartilhe as responsabilidades

    Imediatamente após o encerramento da reunião, pessoas bem-sucedidas circulam atas. Elas destacam as decisões tomadas e os planos de ações que serão executados. Também designam funções e responsabilidades e indicam ações necessárias para aqueles que não estavam presentes.

  • 9. Busque feedback para melhorar o design

Imediatamente após o encerramento da reunião, os participantes correrão para chegar a outro trabalho ou dar conta de suas tarefas (uma razão para manter uma reunião curta é garantir que o estresse de negligenciar outras atividades não seja a norma). Antes ou logo após o encerramento, as pessoas bem-sucedidas insistem em receber feedback --muitas vezes entrando em contato direto com os participantes. Depois de coletar o feedback, eles recirculam as sugestões e alterações para indicar um novo modelo de reuniões, potencialmente para toda a organização.

    Shannon Fagan/ GettyImages

    9. Busque feedback para melhorar o design

    Imediatamente após o encerramento da reunião, os participantes correrão para chegar a outro trabalho ou dar conta de suas tarefas (uma razão para manter uma reunião curta é garantir que o estresse de negligenciar outras atividades não seja a norma). Antes ou logo após o encerramento, as pessoas bem-sucedidas insistem em receber feedback –muitas vezes entrando em contato direto com os participantes. Depois de coletar o feedback, eles recirculam as sugestões e alterações para indicar um novo modelo de reuniões, potencialmente para toda a organização.

  • 10. Faça um planejamento de longo prazo

As partes interessadas devem olhar para as ações futuras, com base nas questões levantadas na reunião. Assim, os líderes avaliam o acompanhamento. Eles examinam como a estrutura da reunião e o esboço de ações podem ser avaliados e usados para futuras reuniões relevantes. Em geral, enfatizam que a reunião foi como uma realização de um trabalho comum (ou um trabalho em andamento comum) pelos participantes.

    Westend61/ GettyImages

    10. Faça um planejamento de longo prazo

    As partes interessadas devem olhar para as ações futuras, com base nas questões levantadas na reunião. Assim, os líderes avaliam o acompanhamento. Eles examinam como a estrutura da reunião e o esboço de ações podem ser avaliados e usados para futuras reuniões relevantes. Em geral, enfatizam que a reunião foi como uma realização de um trabalho comum (ou um trabalho em andamento comum) pelos participantes.

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1. Estabelecer a necessidade de uma reunião

A reunião deve resolver um problema específico ou abordar um assunto específico. Não deve ser simplesmente um relatório, uma atualização ou um catálogo. Deve envolver a tomada de decisões substantivas, resolução de problemas e ter discussão entre os participantes. Também deve haver objetivos claros. Além disso, informações e discussões não essenciais devem ser evitadas ou, quando levantadas, e forem consideradas importantes, devem ser levadas para uma reunião separada.





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Lista das principais vagas:

🔹Vaga de Estágio Comercial Bolsa de R$ 1.000, clique aqui:
https://forms.gle/wXsx4QT5bw75jpvh9

🔹Supervisora de Salão (Restaurante)em Franca Salário de R$2,5 mil, clique aqui:
https://forms.gle/oRuov6MoNpSN3QfN9

🔹Analista de Engenharia Salário: R$ 3.500 a R$ 4.200, clique aqui:
https://forms.gle/jTaVAjymrWbBRm5k6

🔹Recepcionista - Salário R$ 2.000, clique aqui:
https://forms.gle/GG35ape6Ux6HrLy87

🔹BALCONISTA - Salário  R$ 1.835,89, clique aqui:
https://forms.gle/6XmBndWVvEwrqMtU7

🔹AUXILIAR DE OPERAÇÕES - Salário  R$ 2.224 +190 VA, clique aqui:
https://forms.gle/DTfr7CzzRHneD1a46

🔹Executivo de Vendas Interno (Serviços de O&M) / Vendedor PJ com média salarial de R$ 7.000 (R$3.000, fixo + comissão de até R$ 4.000), clique aqui:
https://forms.gle/6AVDrb1tGXsqhm8G9

🔹Assistente ou Analista Contábil 📋 💰 Salário: R$ 3.000,00 a R$ 3.500,00
https://forms.gle/5UMXvnshuGxyRBqq9

 

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