Os empregos com maior potencial de crescimento em 5 anos

Author:



empregos carreira

Getty Images

A adaptação às novas exigências do mercado pode ser a chave para garantir a estabilidade profissional nos próximos anos

 

Um relatório global do Fórum Econômico Mundial divulgado em janeiro destaca mudanças significativas no mercado de trabalho projetadas até 2030, enfatizando a demanda crescente por algumas carreiras e habilidades específicas. Enquanto certas profissões ganham espaço, outras entram em risco, seja em setores em declínio ou em funções nas quais a inteligência artificial está substituindo a necessidade de profissionais humanos.

No total, estima-se que 92 milhões de empregos serão eliminados até 2030, enquanto 170 milhões de novas vagas serão criadas. O saldo é um aumento de 78 milhões de empregos — e, se você está preocupado com sua carreira, é essencial entender onde esse crescimento acontecerá.

Empregos em alta

Nos próximos cinco anos, as seguintes posições devem apresentar crescimento, de acordo com o Fórum Econômico Mundial:

  • Desenvolvedores de software e aplicativos (+57%)
  • Especialistas em gestão de segurança (+53%)
  • Especialistas em armazenamento de dados (+49%)
  • Especialistas em veículos autônomos e elétricos (+48%)
  • Designers de UI – User Interface – e UX – User Experience (+48%)
  • Motoristas de veículos leves e serviços de entrega (+46%)
  • Especialistas em IoT – Internet das Coisas (+42%)
  • Analistas e cientistas de dados (+41%)

Demissões impulsionadas por IA

Enquanto alguns profissionais estão em ascensão, outros são ameaçados pelos avanços da inteligência artificial. Um relatório recém-divulgado indica que bancos globais devem cortar até 200 mil empregos nos próximos três a cinco anos, à medida que a IA assume tarefas atualmente realizadas por humanos.

Mudanças recentes no mercado de trabalho sugerem que o otimismo do Fórum Econômico Mundial pode ser exagerado, especialmente no que diz respeito ao impacto da inteligência artificial e da automação sobre desenvolvedores de software, designers e outras carreiras na área de tecnologia. Como toda projeção, apenas o tempo dirá.

No setor de tecnologia, empresas como a Meta estão reestruturando suas equipes em resposta aos avanços da IA. O CEO Mark Zuckerberg anunciou planos para demitir aproximadamente 5% da equipe e substituí-los por soluções de IA. Outras empresas podem seguir a mesma estratégia. Marc Benioff, da Salesforce, por exemplo, introduziu o AgentForce, um exército de agentes de IA orientados para realizar tarefas. A questão que fica é: como essa tendência se desenvolverá nos próximos cinco anos?

Sistemas de IA já são capazes de realizar análises de dados complexas, pesquisas jurídicas e até aspectos do diagnóstico médico, funções tradicionalmente ocupadas por profissionais altamente qualificados. Como resultado, os empregos administrativos e corporativos estão perdendo espaço.

Diante dessas mudanças, as previsões do Fórum Econômico Mundial podem subestimar o potencial disruptivo da IA nos empregos. Embora novas categorias de trabalho possam surgir, a transição pode causar deslocamentos e demissões significativas, exigindo grandes esforços de requalificação e adaptação. Ainda assim, algumas profissões e setores devem permanecer imunes à automação e continuarão apresentando boas perspectivas.

Principais empregos em crescimento e declínio até 2030, segundo o Fórum Econômico Mundial

Setores com alta demanda

  • Cibersegurança: Com o aumento das ameaças digitais, organizações estão investindo fortemente na segurança de dados. Especialistas nessa área são essenciais para desenvolver estratégias de proteção e garantir a conformidade com regulamentações;
  • Gestão de dados: O crescimento exponencial na geração de dados exige sistemas de armazenamento eficientes. Especialistas em armazenamento de dados são fundamentais para projetar e gerenciá-los, ajudando empresas a tomarem decisões mais informadas;
  • Energias renováveis: A transição global para fontes de energia sustentáveis cria diversas oportunidades no setor. Cargos em energia solar, eólica e outras tecnologias verdes estão em alta, impulsionados pelos investimentos na redução das emissões de carbono;
  • Saúde e biotecnologia: O avanço da tecnologia médica e o envelhecimento da população aumentam a demanda por profissionais da área da saúde. Ocupações em telemedicina, medicina personalizada e pesquisa biotecnológica estão em ascensão.

Profissões já impactadas e que devem continuar perdendo espaço

  • Profissionais de correios (-34%)
  • Caixa de banco e funções similares (-31%)
  • Digitadores de dados (-26%)
  • Assistentes administrativos e secretários executivos (-20%)
  • Profissionais da indústria gráfica (-20%)
  • Contadores, auxiliares de contabilidade e folha de pagamento (-18%)
  • Funcionários de estoque e logística (-16%)
  • Vendedores porta a porta e jornaleiros (-14%)

Essas funções estão cada vez mais suscetíveis à automação, reforçando a necessidade de atualização e desenvolvimento contínuo de habilidades. Para garantir empregabilidade no futuro, é essencial que os profissionais invistam em qualificação e se adaptem a novas demandas do mercado.

*Chris Westfall é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de livros, escreve sobre a importância da comunicação para a liderança e também é consultor de empresas e empreendedores, ajudando a criar culturas com melhor engajamento e colaboração.





Source link

Leave a Reply