Acessibilidade
Ter o próprio negócio é o sonho de seis em cada 10 brasileiros, segundo o Monitor Global de Empreendedorismo 2023 (Global Entrepreneurship Monitor), com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O número de empreendedores cresce a cada ano no país, impulsionado pela busca por autonomia e novas fontes de renda. As micro, pequenas e médias empresas já são responsáveis por quase um terço do PIB. E as mulheres também vêm ganhando espaço nesse cenário, uma tendência que se fortalece: elas representam mais da metade dos 47,7 milhões de brasileiros que pretendem empreender até o próximo ano.
Ter um negócio de sucesso, no entanto, não é algo simples. “No passado, existia uma ideia equivocada de que para empreender era só abrir uma empresa e ir em frente”, diz Ana Fontes, fundadora e CEO da Rede Mulher Empreendedora.
No entanto, a empreendedora, que circula entre empresários e executivos de diferentes setores e ouve relatos de sucessos e fracassos, observa que não é bem assim. “Você precisa aprender a empreender”, diz ela –, ou seja, entender sobre modelos de negócio, vendas, marketing, gestão financeira, entre tantos outros temas que fazem parte da rotina de um empreendedor.
Para quem quer transformar uma ideia em um negócio de sucesso em 2025, Ana Fontes, compartilha sete dicas essenciais.
7 dicas para empreender em 2025
1. Tenha uma reserva financeira
“Se possível, tenha uma reserva financeira. Porque o empreendedor leva, em média, de três a cinco anos para conseguir recuperar o capital e os investimentos feitos no negócio. Obviamente nem todas as pessoas conseguem ter essa reserva, mas é algo muito importante principalmente para aqueles momentos iniciais, em que você vai precisar investir e trabalhar mais do que necessariamente ter retorno sobre o negócio.”
2. Resolva necessidades e problemas reais
“Pense bem no tipo de negócio que você vai abrir. Normalmente, as melhores oportunidades estão onde estão os maiores problemas na sociedade. Explico melhor: você mora em um bairro onde as pessoas estão reclamando muito de determinada coisa, seja a falta de uma farmácia por perto, um espaço para fazer exercícios, dificuldade de acesso a transporte, qualquer coisa. Esteja atento às necessidades e aos problemas reais das pessoas. E, obviamente, quanto mais pessoas tiverem esses problemas, maiores serão as chances de você criar uma solução que tenha alto potencial de dar certo. Então fique atento ao que está acontecendo à sua volta, às necessidades do mundo e às mudanças de comportamento das pessoas.”
3. Aprenda a empreender
“A gente tem que aprender a empreender. No passado, existia uma ideia equivocada de que para empreender era só abrir um negócio, ver se dava certo e ir em frente. Hoje você precisa aprender a empreender, ou seja, aprender sobre modelos de negócio, vendas, divulgação, marketing, gestão financeira, DRE, fluxo de caixa, etc. Muitas vezes, ouço empreendedores falando que isso tudo é muito chato, mas tem que saber. Empreender não é tão simples, exige muita dedicação, e se você não estiver disposto a aprender a empreender, a situação vai ficar um pouco mais difícil.”
4. Cuide da saúde mental e busque autoconhecimento
“Trabalhe muito a questão da saúde mental e do autoconhecimento, entenda quais são as suas forças e suas fraquezas porque empreender não tem rotina e é uma atividade com muitos altos e baixos. Uma metáfora bem simples: não é uma corrida de curta distância, é uma maratona, às vezes cheia de obstáculos, e se você não estiver preparado, a chance de dar errado é maior. Autoconhecimento e saúde mental são fundamentais para enfrentar desafios e dar seguimento.”
5. Saiba vender
“Todo bom empreendedor é um bom vendedor. Eu também não gostava de vender, mas quando você aprende que a essência de um negócio é ter cliente e que o seu negócio só vai sobreviver ou dar certo se você tiver gente comprando o seu produto ou seu serviço, você vai entender a importância de aprender a vender. Busque técnicas, aprenda a empreender, como buscar clientes e qual o perfil do seu cliente. Isso é absolutamente fundamental, todos os negócios bem-sucedidos que eu acompanho nesses mais de 15 anos de jornada, são de pessoas que não tiveram medo de aprender a vender e de buscar o seu cliente.”
6. Faça networking
“Relacionamento é o nome do jogo. É muito importante construir laços sólidos porque empreender exige muitas conexões, parcerias, pessoas para abrir portas e te conectar com outras. Seja alguém que nutre bons relacionamentos por onde anda. E, para mim, a melhor forma de se relacionar e fazer isso é ajudar as outras pessoas.”
7. Tenha mentores
“Em quase 20 anos da minha jornada como empreendedora, contei com muitas pessoas que foram importantes, o que chamamos hoje de mentores. Busque mais de uma pessoa que possa te ajudar, que fale a verdade sobre o seu negócio e que, inclusive, te dê aqueles conselhos mais duros, mas necessários para o seu desenvolvimento e da sua empresa. Ter um mentor ou mentora é absolutamente essencial. Eu diria até que é um divisor de águas ter alguém que te oriente, principalmente naqueles momentos que você não sabe direito o caminho que quer seguir. Procure alguém da sua rede de relacionamento – de preferência, que não seja um familiar ou amigo muito próximo, para evitar vieses que podem atrapalhar. Escolha alguém que você admira, um empreendedor mais experiente e que com certeza vai poder te ajudar e orientar.”