Dell exige retorno ao escritório

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Michael Prince/Forbes

“Apesar de toda a tecnologia disponível, nada supera a interação humana”, escreveu o CEO Michael Dell sobre o fim do trabalho remoto na companhia

 

A partir de março, todos os funcionários da Dell Corporation deverão trabalhar presencialmente cinco dias por semana, marcando o fim efetivo do trabalho remoto na gigante da tecnologia.

Em um e-mail enviado na semana passada, o CEO Michael Dell afirmou que qualquer funcionário que more a até uma hora de um escritório da empresa deverá comparecer ao escritório todos os dias. A justificativa para essa política foi detalhada para os funcionários nas 41 unidades da Dell nos Estados Unidos:

“O ritmo da inovação nunca foi tão acelerado, e para continuarmos na liderança, precisamos manter essa velocidade nos negócios”, escreveu Michael Dell, fundador da companhia. “O que temos percebido é que, apesar de toda a tecnologia disponível, nada supera a interação humana. Uma conversa de 30 segundos pode substituir trocas de e-mails que levariam horas ou até dias.”

Profissionais que moram a mais de uma hora de distância de um escritório da Dell poderão continuar trabalhando remotamente, segundo o Business Insider.

Por que voltar ao escritório?

A Dell argumenta que, após o retorno dos times ao escritório, houve um aumento significativo no desempenho, trazendo mais agilidade, energia e engajamento. No entanto, segundo relatos do Yahoo! Finance, essa transição não foi tão tranquila. Fontes anônimas disseram que não receberam orientações claras sobre para qual escritório deveriam se dirigir. Além disso, alguns funcionários suspeitam que essa medida seja, na verdade, uma estratégia disfarçada para forçar demissões. Para alguns, pode até ser o caso. Mas, para a empresa, é uma evolução lógica e não uma mudança repentina.

No início de 2023, a Dell já havia reclassificado seus funcionários como “híbridos”, exigindo a presença no escritório por pelo menos 39 dias a cada trimestre. Em setembro, um memorando foi enviado à equipe global de vendas, informando que o trabalho presencial passaria a ser obrigatório. Profissionais de outras áreas, como engenharia e gestão, já haviam sido convocados para atuar integralmente no escritório como parte das iniciativas de retorno ao presencial.

Segundo o Business Insider, quase 50% da força de trabalho da Dell optou por continuar no modelo remoto em 2024. Com essa decisão, a empresa se junta ao governo dos Estados Unidos e a grandes companhias como Amazon e JP Morgan Chase, que também vêm adotando políticas de retorno ao escritório e deixando para trás o modelo remoto.

O trabalho remoto realmente acabou?

Apesar desse movimento, algumas empresas seguem na direção oposta. O trabalho remoto ainda está vivo e, em alguns setores, continua a crescer.

Seria essa exigência da Dell – e de outras companhias – uma tentativa de “demissão silenciosa”, levando funcionários a pedirem demissão por conta própria? Talvez.

No entanto, às vezes, uma política é apenas uma política, e não uma estratégia oculta. A saída de funcionários pode ser uma consequência, mas não necessariamente a intenção da empresa, segundo seu CEO. Trabalhar presencialmente não é a única forma de produzir resultados, mas é a forma que a Dell escolheu. “Estou empolgado para termos mais conexões presenciais, que impulsionarão a velocidade, a liderança de mercado e uma cultura organizacional ainda mais forte”, escreveu Michael Dell no e-mail enviado à equipe.

*Chris Westfall é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de livros, escreve sobre a importância da comunicação para a liderança e também é consultor de empresas e empreendedores, ajudando a criar culturas com melhor engajamento e colaboração.





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