CEO da L’Oréal usa a brasilidade como estratégia de negócio

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Marcelo Zimet L’Oréal

Zô Guimarães

Marcelo Zimet está na lista Forbes Melhores CEOs de 2024

 

 

“Agora que deram a chave de casa, a gente não quer mais devolver”, brinca Marcelo Zimet sobre ser o primeiro brasileiro a ocupar a mais alta liderança da L’Oréal no Brasil, onde o grupo europeu opera há 65 anos. Há três anos no cargo, 12 na empresa, ele celebra o fato de a marca estar no quinto ano de crescimento de duplo dígito por aqui, além de ter se tornado número 1 no segmento de haircare no país. O executivo está na lista Forbes Melhores CEOs de 2024.

Para Zimet, a chave do sucesso passa necessariamente pela conexão com suas raízes. “Se tivesse que destacar um aspecto da minha gestão, seria a brasilidade. Uma das marcas que estou deixando é a de transformar nosso orgulho de ser brasileiro em uma operação de uma multinacional”, diz. Na prática, isso se traduz em iniciativas como investir em representatividade dentro da companhia – mais de 55% da liderança no Brasil é composta por mulheres e, até 2030, a meta é alcançar 10 mil novas posições de lideranças negras – e enxergar o Brasil como “um grande laboratório”.

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Quarta potência no mercado de beleza no mundo, o país tem 55 das 66 tonalidades de pele que a L’Oréal identifica mundialmente e é o único com os oito tipos de cabelo mapeados. Não à toa, um dos sete centros globais de pesquisa e desenvolvimento do grupo fica aqui, na Ilha do Fundão (RJ). Além de testar as novas formulações em uma extensa variedade de peles e cabelos, o instituto estuda a inteligência cognitiva do consumidor. “O Brasil é um país muito mais emocional do que racional, então começamos a trabalhar a neurociência para entender o impacto dos produtos no cérebro, que sensações e memórias eles despertam. Isso pode ser de grande inspiração para o mundo”, comenta Zimet.

Para além dos avanços financeiros e operacionais, o CEO ressalta a importância de a L’Oréal ser uma “influenciadora corporativa”. “Não é só uma questão de marca ou de produto, mas de ser uma empresa que se posiciona, que apoia causas importantes de raça, gênero, sustentabilidade e empregabilidade”, diz ele, que acredita que essas iniciativas devam ser divididas e multiplicadas. “Não é uma vantagem competitiva para a L’Oréal ter todos os sites com energia limpa sem compartilhar isso com o mercado.”

Apesar de prosperar sob as pressões do cargo, Zimet mantém um bom equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal: treina pela manhã, leva as filhas para a escola, procura fazer almoços curtos no trabalho e, toda noite, janta com a família – ele é pai de duas meninas, de 14 e 17 anos, que chama carinhosamente de suas “consultoras de luxo”. Além disso, encontra tempo para ser atleta de triatlo, atividade que compara à vida corporativa: “É um esporte extremo e focado na adrenalina, com provas duras e longas. Pode levar mais ou menos tempo, demandar mais ou menos treino, mas você vai chegar lá”.

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Reportagem publicada na edição 123 da Forbes, lançada em setembro de 2024.





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