A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, na última quarta-feira (11), o relatório de segurança da primeira fase do estudo clínico Carthedrall, com a Terapia Celular CAR-T produzida no Hemocentro de Ribeirão Preto em parceria com o Instituto Butantan. Com isso, foi autorizada a progressão para a segunda etapa do estudo.
O estudo clínico Carthedrall visa tratar 81 pessoas com leucemia linfoide aguda de células B (LLA) ou linfoma não-Hodgkin de células B refratários, em cinco centros de referência brasileiros. O objetivo é verificar a segurança e eficácia das células CAR-T.
Primeira fase do estudo
Conforme explicação do CTC (Centro de Terapia Celular), nesta etapa inicial, os primeiros pacientes foram recrutados e tratados apenas no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (Universidade de São Paulo).
Segundo o Prof. Dr. Diego Villa Clé, coordenador do Nutera (Núcleo de Terapia Avançada) do Hemocentro de Ribeirão Preto e investigador principal do estudo, “todos os pacientes tratados demonstraram resposta às células CAR-T, e o procedimento foi seguro. Não houve nenhum efeito colateral grave”.
Liberação para segunda fase
Com a liberação da Anvisa para a segunda fase do estudo, os centros parceiros – Hospital das Clínicas da FMUSP, Beneficência Portuguesa, Hospital Sírio Libanês, sediados em São Paulo (SP), e Hospital de Clínicas de Campinas da UNICAMP (SP) – poderão recrutar e tratar pacientes a partir de janeiro de 2025.
A meta do estudo é oferecer futuramente a terapia de forma gratuita no SUS (Sistema Único de Saúde).
“Nosso trabalho é fazer uma tecnologia completamente nacional para que esse tratamento seja acessível a todos os pacientes atendidos pelo SUS”, diz o Prof. Dr. Rodrigo Calado, diretor-presidente do Hemocentro de Ribeirão Preto e professor titular de Hematologia da FMRP-USP.
Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas clicando aqui.
*Com informações do Jornal da USP, FMRP-USP e Centro de Terapia Celular da USP
SAIBA MAIS
Natal Luz: Confira a programação deste fim de semana em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais foram as perdas mais pesquisadas no Google em 2024?