Cemitério de Ribeirão recebe última edição de visita cultural do ano

Author:





Quem não conseguiu participar da última edição da visita cultural mediada ao Cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, ainda tem mais uma oportunidade! A inscrições para a última edição do evento neste ano já estão disponíveis.

A visita vai acontecer no dia 22 de dezembro, a partir das 9h, e os interessados devem se inscrever através de um formulário on-line (clique aqui).

O passeio é gratuito aberto para todos os públicos, contudo, as vagas são limitadas – assim elas forem preenchidas, o formulário será fechado. Ao final da atividade é oferecido um café da manhã para os participantes.

Por que devo visitar um cemitério?

De acordo com a organização, o intuito da visita é entender o cemitério não apenas como um local de lutosepultamentotristeza morbidez, mas também de história, cultura, arte e educação.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, estão sepultadas diversas pessoas relevantes para a história do município no cemitério da Saudade – veja abaixo.

O Cemitério da Saudade, possui um acervo de esculturas, estátuas e monumentos imenso tornando-o um verdadeiro museu a céu aberto. Além disso, suas lápides revelam as transformações e o passado histórico da sociedade ribeirão-pretana através de suas arquiteturas características e materiais específicosdiz o historiador Felipe

Felipe – Historiador

Cemitério mais antigo de Ribeirão Preto

O cemitério da Saudade, em Ribeirão Preto, foi fundado em 1893 e é o mais antigo da cidade. No local estão sepultadas diversas personalidades, como por exemplo, o Menino Zezinho, que morreu aos nove anos de idade possui a sepultura mais visitada do espaço.

Além do garoto, outras personalidades que foram sepultadas no cemitério da Saudade são:

  • Sinhá e Quito Junqueira, os prefeitos Costábile Romano, Fábio Barreto e Camillo de Mattos, o jornalista Wilson Toni, o túmulo do cachorro, Dom Giovanni Rabaiolli, o famoso Coronel Quinzinho da Cunha, a Menina da Piedade, as Irmãs Ursulinas, o ator de filmes do Mazaroppi José Velloni, o fundador da Vila Tibério, entre outros.

O que levar para a visita?

Para realizar a visita cultural mediada, os participantes devem utilizar roupas e sapatos confortáveis, utilizar protetor sol e levar chapéus ou bonés para se proteger do sol. Durante a experiência serão fornecidos copos de água.

Ademais, é importante que os visitantes não se esqueçam de que o cemitério também é um espaço de rituais religiosos diversos e luto, portanto, é importante manter o respeito com os usuários do local.


SAIBA MAIS

Bombeiros utilizam câmera sonda para resgatar filhote de gato preso em cano

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quem está na segunda temporada de ‘Ilhados com a Sogra’?





Source link

Leave a Reply