As instabilidades ganham força em todo o Estado de São Paulo, a partir desta terça-feira (10), de acordo com os meteorologistas. Esse cenário ocorre devido à formação de um sistema de baixa pressão na altura do litoral paulista combinada com a circulação de ventos.
Por conta desse cenário, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu dois novos alertas para chuva no interior de São Paulo – veja mais detalhes abaixo.
Segundo a Climatempo, é alto o risco para formação de alagamentos e deslizamentos em áreas de risco. “Durante os episódios de chuva, os ventos podem chegar aos 60 km/h e não são descartados temporais pontuais”.
Alerta para chuva
O alerta de perigo potencial para chuva intensas é válido até às 10h desta quarta-feira (11) e, segundo o Inmet, a chuva deve variar entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia.
O órgão também esperada ventos intensos de 40 km/h a 60 km/h. Apesar de baixo, também existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de descargas elétricas.
Além do alerta amarelo, o Inmet também emitiu um alerta laranja (indicando perigo) para o interior de São Paulo. Ele é válido até às 23h59 de hoje e informa a possibilidade de chuva de até 100 milímetros por dia.
Quais regiões do interior de SP aparecem nos alertas?
O que fazer nessas situações?
Além de informar sobre a possibilidade de chuvas intensas, o Inmet também recomenda que, nessas situações, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas.
Além disso, os veículos não devem ser estacionados próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é necessário evitar o usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
SAIBA MAIS
Sebrae-SP abre vagas com bolsas de até R$ 6,5 mil em Ribeirão Preto; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é a mãe da Beyoncé?