O Sesc Ribeirão Preto promove nesta terça-feira (10), às 19h, um bate-papo gratuito com Victor Di Marco sobre capacitismo – o preconceito contra as pessoas com deficiência. A unidade também exibirá um curta-metragem de Victor sobre o tema.
O termo “capacitismo” ainda pouco conhecido, apesar do grande número de pessoas com deficiência no Brasil – quase 19 milhões de habitantes, segundo o último censo do IBGE.
O intuito da atividade é entender o tema e ajudar a riscar do vocabulário as expressões capacitistas que discriminam, constrangem e fortalecem equívocos. O bate-papo terá mediação de Cássio Costa, tecnólogo em processos gerenciais, agente de atendimento no Sesc Franca e também pessoa com deficiência.
Ainda no dia 10 de dezembro, é celebrado os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
Curta-metragem
Victor, formado em produção audiovisual pela Uniritter também é autor de curtas-metragens. Após o bate-papo, o Sesc exibirá “O que Pode um Corpo?”, no qual Victor empresta seu corpo com deficiência para mostrar a sua vivência na sociedade e questionar os espaços excluídos e excludentes dos corpos divergentes. O curta tem 15 minutos.
Victor Di Marco
Autor do livro “Capacitismo: o mito da capacidade” e pessoa com deficiência, Victor explora em seu livro as narrativas comumente impostas à pessoas com deficiência, como os estigmas de “heróis” ou de “coitadas” que elas recebem.
Serviço
O QUE É CAPACITISMO? Com Victor Di Marco
Quando: 10 de dezembro, terça-feira
Horário: 19h
Local: Área de Convivência Sesc Ribeirão Preto | rua Tibiriça, 50 – Centro
Entrada gratuita
SAIBA MAIS
Sebrae-SP abre vagas com bolsas de até R$ 6,5 mil em Ribeirão Preto; Veja como participar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por que Jorge e Mateus vão dar uma pausa?