Pelo segundo ano consecutivo, Ribeirão Preto foi premiada com o Selo Azul Gestão Sustentável da Caixa Econômica Federal. A premiação reconhece os investimentos realizados nos setores Ambiental, Social, Governança e Climática.
O selo é um reconhecimento aos municípios que apresentam indicadores públicos que denotam a aplicação de boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG – Environmental, Social and Governance, em tradução livre Ambiental, Social e Governança) na gestão pública local.
Na cerimônia de entrega do selo, no Centro Administrativo Prefeito José de Magalhães, sede da prefeitura de Ribeirão Preto, nesta terça-feira, 3 de dezembro, foi destacado que o município atendeu a 21 indicadores distribuídos nas categorias Ambiental, Social, Governança e Climática, alcançando 80 pontos.
“Temos muito a agradecer à Caixa, nosso principal parceiro financeiro. Este certificado representa o reconhecimento do nosso trabalho dedicado em construir um município sustentável para as futuras gerações”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
O objetivo do selo é reconhecer os municípios que aplicam as melhores práticas de governança e sustentabilidade na gestão pública local, utilizando de maneira responsável os recursos financeiros e ambientais, objetos do Selo, proporcionando aumento do bem-estar e qualidade de vida aos munícipes, associado ao desenvolvimento urbano sustentável.
Também contribui para que eles alcancem as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas por meio da implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ações de combate à pobreza, proteção do meio ambiente e do clima, e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.
“A Caixa tem orgulho da parceria com o município de Ribeirão Preto. Com a entrega de diversas obras, melhoramos a vida das pessoas, especialmente aquelas mais necessitadas”, enfatizou Nielder Tarsus Honorato, superintendente de rede da Caixa Econômica Federal.