A primeira frente fria de dezembro deve chegar ao Estado de São Paulo até o final da próxima semana, que começa neste domingo (1°). Segundo a Climatempo, a expectativa é de que dezembro tenha 4 ou 5 frentes frias.
“A primeira frente fria de dezembro de 2024 surge a partir de uma frontogênese (nascimento de uma frente fria) associada a um forte ciclone extratropical que deve se desenvolver na costa do Rio Grande do Sul e do Uruguai entre os dias 1 e 2 de dezembro”, informam os meteorologistas.
O deslocamento destas frentes frias, combinado com circulações de vento em diferentes níveis da atmosfera, vai gerar a organização de corredores de umidade, que trazem o ar úmido e quente da Região Norte do Brasil para o Centro-Oeste e Sudeste, que é o combustível básico para a formação das nuvens de chuva.
“Independentemente da passagem das frentes frias, a combinação básica de calor+muita umidade no ar +relevo local vai garantir a ocorrência de pancadas de chuva quase todas as tardes, que poderão ser de moderada a forte intensidade em vários locais e em vários dias”, completa a Climatempo.
Calor e chuva
Os meteorologistas informam que dezembro apresentará alternância entre semanas chuvosas com temperaturas próximas ou abaixo da média e semanas de calor intenso e pancadas de chuva típicas de verão.
Além disso, destaca que o verão de 2024/2025 será menos quente do que o verão de 2023/2024 e não serão observadas ondas de calor frequentes.
“No interior de São Paulo as temperaturas são mais elevadas e as chuvas ocorrem em formato de pancadas. Grande diferença com dezembro de 2023: dezembro de 2024 terá condições mais chuvosas e temperaturas mais próximas da média”, completa.
SAIBA MAIS
Patrocinadores de imóveis tombados receberão incentivos fiscais em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Lula vendeu reserva de Urânio para a China?