O HC-RP (Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto) alertou nesta quinta-feira (28), para a divulgação de um conteúdo falso sobre tratamento de doenças oftalmológicas com um produto chamado “Lutramim” – veja o vídeo abaixo.
De acordo com a instituição, a notícia falsa que circula na internet afirma que o produto foi testado pelo Serviço de Oftalmologia, mais especificamente pelo Serviço de Retina e Vítreo, da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto.
Além disso, o conteúdo também diz que o “Lutramin” pode ser utiliza para diversas doenças oftalmológicas como degeneração macular, retinopatia diabética, glaucoma etc., informação que não condiz com a realidade.
Áudio manipulado
Ainda de acordo com o HC-RP, Inteligência Artificial foi utilizada para simular a voz do professor e de uma ex-aluna. Sendo assim, o áudio manipulado contém informações falsas tanto sobre o Lutramim quanto sobre o uso de ozônio em tratamentos oftalmológicos.
“Palavras foram colocadas na boca de uma ex-pós-graduanda, e essas declarações também são completamente falsas. É crucial alertar que todo o conteúdo relacionado a este produto e suas supostas propriedades terapêuticas é uma fabricação”, explica Rodrigo Jorge.
“O objetivo deste comunicado é proteger o consumidor e a sociedade contra essa enganação. Pedimos que fiquem atentos e não se deixem enganar por essas informações falsas. A saúde ocular é um assunto sério e deve ser tratada com base em evidências científicas e sob orientação de profissionais qualificados”, finaliza.
Confira o alerta do HC-RP:
SAIBA MAIS
Shopping de Ribeirão arrecada presentes para alunos da Apae; veja como doar
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Que horas vai ser o programa da Globo com promoções da Black Friday?