USP Ribeirão realiza evento para analisar crime famoso; Veja como participar

Author:





A Liga Acadêmica de Ciências Forenses da FCFRP-USP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo) promove no dia 9 de dezembro, a primeira edição do “Crime Sob a Lupa” – veja como se inscrever abaixo.

Na ocasião, os participantes vão analisar o caso de Mércia Nakashima, advogada que foi assassinada em 2010 pelo ex-companheiro, de acordo com o Ministério Público.

Segundo Felippe Frota, diretor da Liga Acadêmica, o intuito do evento é realizar uma análise detalhada de um caso real, para que a comunidade compreenda a importância da perícia criminal na elucidação de crimes.

Queremos apresentar para o público como a Ciência Forense consegue transformar o que é mistério e oculto em uma solução para os crimes cometidos

Felippe Frota

O foco da atividade será nas investigações, evidências e técnicas periciais que foram essenciais para a resolução do crime.

O evento ainda conta com a participação do palestrante Caio Henrique Pinke Rodrigues, doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Química da FFCLRP-USP.

Como se inscrever?

O evento é aberto ao público e os interessados devem se inscrever até o dia 7 de dezembro, através de um formulário on-line (clique aqui).

Será cobrada uma taxa de inscrição de R$ 10 e haverá certificado para todos os participantes. Para mais informações, acesse a página da Lacifor USP – clique aqui.

O crime analisado

Mércia tinha 28 anos quando o crime aconteceu. Na época, a mulher foi dada como desaparecida, após ser vista pela última vez em Guarulhos-SP, em maio de 2010. Seu corpo e seu carro foram localizados submersos em uma represa no município de Nazaré Paulista, em junho do mesmo ano.

Conforme a perícia da época, a advogada foi baleada. Após o disparo, foi empurrada para dentro da represa e morreu afogada. Mizael Bispo de Souza, ex-companheiro da vítima, foi acusado pela investigação e pelo Ministério Público de matar a mulher por ciúmes e vingança, já que ele não aceitava o término do relacionamento.

Evandro Bezerra da Silva, vigia do prédio em que a mulher morava, foi apontado como cúmplice, já que no dia do desaparecimento de Mércia, Mizael teria ligado 16 vezes para o homem, de acordo com a polícia.

Mizael Bispo teve a prisão decretada em dezembro de 2010, mas só foi preso em 2012, após ficar mais de um ano foragido. Ele foi condenado a cumprir mais de 20 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Evandro Bezerra foi condenado a 17 anos acusado de ser cúmplice. Ambos cumprem prisão em regime semiaberto.


SAIBA MAIS

Veja quem é a miss Melhor Idade de Ribeirão, vice-campeã estadual

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Qual a pergunta que fez participante perder R$ 100 mil no ‘Show do Milhão’?





Source link

Leave a Reply