Embora a primavera marque a transição para períodos mais úmidos em boa parte do Brasil, o tempo seco ainda predomina em diversas áreas do Sudeste e Nordeste nesta semana, de acordo com a Climatempo.
Nesta quarta-feira (27), a umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 30% em várias regiões. Essa situação pode persistir nos próximos dias – saiba mais abaixo.
Tempo seco e altas temperaturas
De acordo com a explicação do serviço de meteorologia, embora as chuvas comecem a ganhar força em muitas áreas, “regiões do interior do Sudeste e Nordeste podem enfrentar períodos de baixa umidade, especialmente em dias com predomínio de massas de ar seco”.
Essa condição deve provocar desconforto e pode agravar problemas respiratórios. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a umidade relativa do ar ideal para o bem-estar deve ficar entre 40% e 60%.
Quais são as regiões mais afetadas pela baixa umidade do ar?
Nesta quarta-feira, o Norte de São Paulo, sul de Minas Gerais e oeste do Rio de Janeiro devem ser as regiões mais afetadas pela baixa umidade do ar. Os índices devem variar entre 30% e 21%. Veja o mapa abaixo:

Para quinta (28) e sexta-feira (29), o destaque para baixa umidade do ar será no interior do Nordeste.
Quando volta a chover no interior de São Paulo?
Instabilidades começam a se organizar, especialmente em algumas regiões do Sul do país. Na quinta-feira, essas instabilidades se espalham pelo Centro-Oeste e Sudeste, durante o período da tarde.
Na sexta-feira, com as chuvas se espalhando por toda a região Sudeste, são esperadas pancadas de chuva em grande parte de São Paulo, inclusive no interior paulista.
É importante destacar que esse cenário não deve provocar queda nas temperaturas, portanto, os termômetros podem registrar temperaturas acima dos 30ºC em diversas regiões – clique aqui para saber mais sobre o assunto.
SAIBA MAIS
Moradores denunciam esgoto a céu aberto na zona Leste de Ribeirão; Vídeo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem foi JonBenét?