Oito municípios da região têm gastos excessivos com pessoal

Author:



Levantamento do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) revelou que oito prefeituras da região têm gastos excessivos com folha de pagamento dos servidores, incluindo ativos e inativos. Elas foram notificadas pelo Tribunal por apresentaram gastos acima dos 50% da Receita Corrente Líquida Corrente. O teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é de 54% das receitas.

O relatório com data-base do segundo quadrimestre de 2024 e 4º bimestre do ano, foi publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico do TCE de 12 de novembro. Estão nesta situação as prefeituras de Américo Brasiliense, 50,94%; Cássia dos Coqueiros com 50,06; Miguelópolis, 50,69%; Orlândia 52,28%, Porto Ferreira com 50,38% e Pradópolis com 51,22%. A situação mais grave na região é de Guatapará, 54,38% e Luiz Antônio, com 56,61% que, de acordo com o TCE, ultrapassaram o percentual máximo permitido.

No Estado, segundo relatório, 65 dos 644 municípios foram notificados por estarem no limite de gastos ou além do previsto pela LRF. Ao deixar de cumprir a lei o prefeito pode sofrer punições institucionais e pessoais, podendo ter suas contas reprovadas, sofrer punições administrativas, e até mesmo tornar-se inelegível à luz do entendimento da Justiça Eleitoral.

As prefeituras notificadas foram alertadas pela Corte para adotar providências para recondução dos gastos com pessoal. Esses municípios terão que fazer adaptações e remanejamentos como: reduzir as despesas com cargos em comissão e de confiança; exonerar servidores não estáveis, evitar contratações não fundamentais. Além disso, deverão vedar a concessão de vantagem, aumento, reajuste ou adequação de remuneração. Também não poderão criar cargos ou função, e nem alterar a estrutura de carreira que implique em aumento de despesas.

Gestão Orçamentária – O levantamento revelou ainda que 569 municípios paulistas receberam alertas do TCE, ou por possuírem possíveis irregularidades na gestão orçamentária, ou por apresentarem arrecadação abaixo do previsto.

  🔥🔥 Lista Completa de Vagas em Ribeirão Preto-SP e Região | Estágios, Jovem Aprendiz e Home Office. Clique aqui: https://wp.me/pfMlyK-maM

Ribeirão Preto foi aletrada por descumprimento do inciso V que diz respeito a fatos que comprometam os custos ou os resultados dos programas ou indícios de irregularidades na gestão orçamentária.
A situação, contudo, pode se mostrar mais preocupante em alguns casos. Isso porque alguns jurisdicionados deixaram de apresentar dados completos para serem analisados pela Auditoria Eletrônica do TCE. Ao todo, 26 Prefeituras, 7 Câmaras e 13 entidades da Administração Indireta não enviaram as informações requeridas.

Além de estarem em confronto com a LRF, essas administrações podem ser penalizadas por inobservância do calendário de obrigações da Corte de Contas, com aplicação de multa e notificação ao Ministério Público do Estado, e o fato será considerado quando do julgamento das contas anuais.
A íntegra dos dados, com a situação individual de cada município, pode ser consultada na plataforma VISOR (Visão Social de Relatórios de Alertas) por meio do link www.tce.sp.gov.br/visor

Cidades da região com mais gastos
Américo Brasiliense – 50,94%;
Cássia dos Coqueiros – 50,06
Guatapará – 54,38%
Luiz Antônio – 56,61%
Miguelópolis – 50,69%
Orlândia – 52,28%
Porto Ferreira – 50,38%
Pradópolis – 51,22%

Fonte – TCE





Source link

📢 Aviso Legal O site ismaelcolosi.com.br atua apenas como um canal de divulgação de oportunidades de emprego e não se responsabiliza pelo processo seletivo, contratação ou qualquer outra etapa relacionada às vagas publicadas. Todas as informações são de responsabilidade dos anunciantes. ⚠️ Atenção! Nunca pague por promessas de emprego nem compre cursos que garantam contratação. Desconfie de qualquer cobrança para participar de seleções.

Leave a Reply