Este documento é obrigatório para todos os motoristas do país e deve receber uma atualização importante a partir do próximo ano.
De acordo com especialistas,a mudança poderia ser feita por um projeto de lei que foi criado com o objetivo de atualizar o documento e aumentar a segurança no trânsito no Brasil. Para o efeito, pode ser criada uma nova categoria para os condutores.
Entenda as mudanças propostas em 2025.
- O projeto de lei, que ainda não tem data oficial para implementação, prevê a divisão da categoria B em subcategorias.
- Assim, ao adquirir documentos, o cidadão é classificado em relação ao modelo do carro que dirige.
- Na prática, isso deve significar a criação de uma nova categoria de CNH exclusivamente para quem dirige carros automáticos.
- A outra categoria é destinada a quem dirige carros automáticos e veículos com transmissão manual.
- Outra mudança planejada é a implementação da exigência de cursos de atualização obrigatórios, que devem ser realizados a cada cinco anos.
- Durante a aula, os motoristas são obrigados a comunicar as mudanças na Lei de Trânsito Brasileira (CBT) e conceitos relacionados à segurança viária.
- Além disso, de acordo com o Jornal de Caro do Grupo Estadine, os motoristas que dirigem profissionalmente são obrigados a passar por uma determinada classe.
- Espera-se que esta mudança melhore a segurança rodoviária para os cidadãos.
- No entanto, vale lembrar que as mudanças ainda estão em discussão.
- Por isso, os motoristas devem estar atentos às regras que podem resultar em penalidades para quem não cumprir os requisitos se atualizados pelo Detran.