Faltam poucos dias para a Black Friday, que acontece oficialmente no dia 29 de novembro, e o comércio de Ribeirão Preto estima um crescimento médio entre 2% e 4% nas vendas, na comparação com o mesmo período do ano passado.
O número é apontado por um levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas do Varejo, mantido pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista) e pela CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas).
Intenção de compra
O levantamento do órgão ainda aponta que 66% dos consumidores ribeirão-pretanos têm intenção de comprar na Black Friday – no Brasil, o percentual de consumidores interessados é 40%.
Se confirmado, o resultado vai representar uma recuperação importante para o comércio do município, já que em novembro de 2023, o pico de vendas durante a Black Friday não foi suficiente para garantir um resultado positivo, quando houve um recuo médio de -2,7% nas vendas.
A pesquisa também aponta que nessa Black Friday, a maior intenção do consumidor é comprar para si mesmo.
História da Black Friday
A sexta-feira de promoções foi criada por lojistas norte-americanos como uma ação para alavancar as vendas no ano de 2005 e se popularizou pelo mundo. A data – última sexta-feira de novembro -, também marca a abertura do primeiro fim de semana após o feriado de Ação de Graças, muito tradicional nos Estados Unidos.
No Brasil, a primeira versão do evento aconteceu em 2010, com ações de venda feitas por empresas de comércio on-line. Contudo, rapidamente caiu no gosto popular. Hoje, as promoções são feitas ao longo do mês de novembro e englobam lojas físicas.
Além dos Estados Unidos e Brasil, a ação de vendas vem sendo adotada por comerciantes de países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai.
SAIBA MAIS
Veja dicas de como aproveitar a Black Friday de forma segura
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando Lee Junho vai vir para o Brasil?