A última sexta-feira de novembro se aproxima, e com ela as promoções e descontos da Black Friday, que neste ano acontece no dia 24 de novembro em todo o país.
Apesar de o período ter a data oficial, muitos estabelecimentos já começaram a ofertar seus produtos com desconto, de forma on-line ou presencial.
Embora esse seja um dos períodos mais aguardados pelos comerciantes e consumidores, para aproveitar as promoções, é importante adotar medidas de segurança para não cair em armadilhas, conforme explicação do Procon-SP.
Cuidados essenciais
Embora exista a promessa de grandes descontos e condições promocionais vantajosas, o órgão explica que algumas empresas podem se aproveitar do momento.
Um exemplo disso são empresas que elevam os valores antes da Black Friday e depois reduzem os preços para enganar os consumidores. Portanto, o Procon-SP recomenda que os clientes monitorem os preços dos produtos ou serviços desejado.
Além de evitar possíveis golpes, a prática também ajuda a verificar se a compra é necessária ou se pode resultar em gastos desnecessários e comprometer o orçamento. Ademais, é essencial desconfiar de ofertas muito vantajosas, com preços muito abaixo do mercado.
Como realizar uma compra segura na Black Friday?
O Procon-SP reforça que a Black Friday é um período em que há o aumento de golpes e fraudes, sobretudo, em compras on-line. Portanto, alguns cuidados ajudam a fazer compras seguras e vantajosas:
- Ficar atento à credibilidade do fornecedor (loja física, site, redes sociais). É recomendável consultar conhecidos e verificar as avaliações e comentários de outros consumidores;
- É importante verificar se o site possui um certificado de segurança (símbolo do cadeado na barra de endereço). Isso garante que as informações pessoais e a transação eletrônica de pagamento estejam protegidas;
- Atenção com sites, links e mensagens por e-mails, em redes sociais, aplicativos, SMS, com ofertas tentadoras, mas enganosas, que visam aplicar golpes e roubar dados pessoais;
- Atenção com pagamento envolvendo transferências bancárias ou por boleto. Antes de finalizar a transação de pagamento, é preciso ficar atento aos dados do fornecedor para não cair em golpes. Da mesma forma, se a opção for cartão de crédito, é recomendável usar o cartão digital;
- Também é recomendável optar por mecanismos que apenas liberam o pagamento após a confirmação do recebimento do produto pelo consumidor;
- Além disso, manter os programas de antivírus dos dispositivos eletrônicos (celular, computador, tablet) sempre atualizados.
Como denunciar um golpe na Black Friday?
Ainda de acordo com o Procon-SP, fornecedores que prestam informações insuficientes ou incorretas sobre seus produtos e serviços, induzem o consumidor a erro sobre preços, características, prazo de entrega etc., descumprem princípios básicos de transparência e honestidade nas relações de consumo.
Os fornecedores devem oferecer canais para que os consumidores possam tirar dúvidas e apresentar reclamações. Nos casos em que não seja possível resolver o problema diretamente com o fornecedor, o consumidor pode procurar a intermediação do Procon.
As reclamações podem ser registradas pela internet (clique aqui) ou em uma agência do órgão de defesa.
Em Ribeirão Preto, o Procon fica na rua Aureliano Garcia Oliveira, 266, no Ribeirânia – mais informações podem ser acessadas no link.
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