Um jacaré da espécie papo-amarelo foi resgatado na rodovia Anhanguera (SP-330), em Jardinópolis, cidade na região de Ribeirão Preto, no começo da manhã desta sexta-feira (15).
De acordo com a Entrevias, concessionária que administra a rodovia, o animal foi encontrado por volta das 5h15, próximo ao km 330, por uma equipe de Inspeção de Tráfego e não apresentava nenhum sinal de ferimento.
Devido ao risco de atropelamento, o animal foi resgatado e solto de forma segura em uma AP (Área de Preservação Permanente) próxima a um ribeirão, “conforme previsto em seu plano de manejo de fauna silvestre”.
Vale ressaltar que o resgate não provocou nenhum ferimento ao animal ou impacto no trânsito, que seguiu fluindo normalmente no local.
Jacaré-de-papo-amarelo
O jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) tem em média dois metros, contudo, pode chegar a 3,5 metros. Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovavéis), esses animais podem viver entre 50 e 70 anos na natureza.
Conforme a pesquisadora Zilca Campos, da Embrapa, esses animais vivem em áreas alagáveis como brejos, mangues, pântanos, rios e lagoas, afirma Campos, onde tomam seus longos banhos de sol.
Sua coloração varia entre verde-oliva e marrom escuro e possuem pernas curtas, patas com unhas grandes, focinhos curtos, largos e que produzem uma mordida forte. Sua alimentação consiste de peixes, mamíferos, crustáceos, moluscos, aves e répteis de pequeno e médio porte.
SAIBA MAIS