Mais de 12 mil motoristas serão multados por não pagar a tarifa do pedágio eletrônico, o pedágio free flow, no primeiro mês de operação no interior de São Paulo. O período considerado pela EcoNoroeste vai de 4 de setembro, quando começou a operação com cobrança, até 4 de outubro.
O pedágio fica na altura do quilômetro 179 da rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em Itápolis, e tem tarifa básica de R$ 8,90. Além deste pórtico, a concessionária já colocou em operação, no dia 1º de novembro, um segundo pórtico em Jaboticabal, na região de Ribeirão Preto.
Os pedágios operados pela EcoNoroeste são os primeiros a adotar o sistema de cobrança automática, sem cabine ou cancelas, instalados no estado. Os motoristas passam pelo pórtico sem reduzir a velocidade. Sensores e câmeras registram a placa e as dimensões do veículo.
143 mil carros
No mês de estreia, 143 mil veículos passaram pelo pórtico, o que dá uma evasão de 8,4%. Em outros estados, onde o free flow funciona há mais tempo, a falta de pagamento é menor.
Na avaliação do Governo de São Paulo, o porcentual de evasão apurado no pedágio de Itápolis está abaixo das projeções e não impacta na expansão do sistema, ainda iniciante e desconhecido, por exemplo, por motoristas de outros estados que trafegam em São Paulo.
A gestão estadual afirma, ainda, que os instrumentos estipulados no contrato são suficientes para ressarcir eventuais inadimplências.
“É importante ressaltar que foi criada uma cultura no Estado de uso de tags, o que colabora para um baixo nível de inadimplência. No primeiro trecho (Itápolis), 82% dos veículos que ali trafegaram tinham tags”, disse em nota.
Além de adotar o sistema em novas concessões, o governo prevê substituir as praças de pedágio convencionais por pórticos de cobrança automáticas que, além de dispensar a parada para pagar a tarifa, possibilita uma cobrança mais justa. Além das novas concessões, o Rodoanel Norte também será aberto aos usuários com o sistema free flow.
Como é cobrado e o que ocorre com quem não paga?
Quem usa tag tem desconto de 5%. O desconto aumenta para quem usa o mesmo trecho da rodovia várias vezes no mês. O usuário com tag ativa recebe a cobrança da operadora. O usuário sem tag tem até 30 dias para pagar através do site ou aplicativos da concessionária ou em postos de atendimento na rodovia.
O não pagamento é considerado evasão de pedágio, infração grave prevista no Código de Trânsito Brasileiro, com multa de R$ 195,13, mais cinco pontos na carteira de habilitação.
Até o dia 14 de outubro, o pagamento tinha de ser feito em 15 dias, mas uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) estendeu o prazo para 30 dias corridos (Com informações José Maria Tomazela/Agência Estado).
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