De acordo com o “Inventário Amostral da Arborização de Acompanhamento Viário de Ribeirão Preto”, disponibilizado pela Secretaria do Meio Ambiente, o índice de cobertura vegetal na zona urbana do município em meados de outubro de 2021, era de 12,7%.
O resultado está abaixo do indicado pelo programa VerdeAzul em consonância com a USP (Universidade de São Paulo), que é de 50% para que a população consiga viver bem.
O déficit no índice de cobertura vegetal em Ribeirão Preto agrava a questão das mudanças climáticas e preocupa moradores, que tentam auxiliar através de voluntariados ou ações que levantem o debate sobre o papel da arborização no bem-estar da população – saiba abaixo.
Para o engenheiro agrônomo José Walter Figueiredo Silva, coordenador do projeto “Ribeirão Floresta” da AEAARP (Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto), para que o município consiga superar esse déficit, é importante que ações de educação ambiental sejam propostas com mais frequência aos moradores da cidade.
O projeto oferecido pela instituição prevê capacitação de profissionais para trabalho em campo, realização de inventário arbóreo e reflorestamento de toda a cidade. “Não adianta só plantar árvore de porte médio e porte pequeno com muita flor. A gente precisa entender, tem que ter um alvo correto para apresentar ao morador”.
Todo esse trabalho de análise e reflorestamento está sendo realizado no bairro São Luiz, zona Sul de Ribeirão Preto. Após estudos necessários, os moradores dessa região foram convidados a escolherem as espécies de árvores que querem em suas calçadas.
Estudo mostra as áreas mais verdes em Ribeirão Preto
Com o intuito de debater sobre a importância da arborização urbana, o estudante de Ciência da Computação, Mateus Grota Nishimura Ferro, de 23 anos, realizou um estudo sobre a cobertura arbórea dos bairros de Ribeirão Preto, utilizando IA (Inteligência Artificial) para auxiliar no processo de segmentação de imagens e georreferenciamento.
“Estudo na UFSCar em São Carlos, mas me mudei para Ribeirão Preto recentemente, e a diferença de clima é bem grande, muito calor e pouco vento. [Realizei o estudo] mais por uma dor pessoal mesmo”, disse o estudante.
Devido à dificuldade de encontrar um documento que mostre as exatas demarcações de cada bairro em Ribeirão Preto, Mateus segmentou sua pesquisa através de UOPs (Unidades de Ocupação Planejada) definidas pelo Plano Diretor do município.
Com isso, o estudante explica que utilizou IA (Inteligência Artificial) para auxiliar no processo de criação das delimitações na cidade e priorizou as áreas dentro do Anel Viário, excluindo algumas regiões pouco urbanizadas.
“Através da segmentação das copas de árvores, foi possível identificar e quantificar as áreas verdes, proporcionando um panorama detalhado da cobertura arbórea em diferentes Unidades de Ocupação Planejada”, disse o estudante ao portal acidade on
Conforme os resultados do estudo, as UOPs que mais possuem cobertura arbórea são o Heitor Rigon, seguido do Jardim Nova Aliança e Tom Jobim. Confira o resultado:
*Vale ressaltar que locais foram nomeados conforme as Unidades de Ocupação Planejada
Para verificar o índice de uma região é necessário clicar em cima da imagem. O estudo completo pode ser conferido clicando aqui.
Ações para reflorestamento
Questionada pela reportagem sobre as ações para reflorestamento, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que a cidade possui cerca de 9% de vegetação remanescente, protegida por lei, e que a “Secretaria Municipal do Meio Ambiente estabelece diretrizes que ampliam essa proteção”.
Além disso, o órgão disse que “as principais iniciativas do Poder Público envolvem a definição e o acompanhamento das compensações ambientais, que são realizadas por meio do plantio de espécies arbóreas em áreas verdes públicas (AVPs) que ainda não possuem arborização”.
A secretaria ainda reforçou que tem atuado como parceira das campanhas de plantio realizadas pela cidade, incluindo a doação de mudas provenientes do Viveiro Municipal.
“De 2021 a 2024, Ribeirão Preto plantou cerca de 48.600 mudas de árvores, sendo que, desse total, 17.000 mudas foram doadas pelo Horto Municipal. Somente em 2024, já foram plantadas 14.500 mudas até o momento”.
A Prefeitura ainda informou que está em elaboração, desde novembro de 2023, o Plano Estratégico do Sistema de Áreas Verdes e Arborização Urbana (PESAVAU), que projeta a rearborização de vias, “reforçando o compromisso com a melhoria do microclima e da qualidade ambiental da cidade”.
SAIBA MAIS
Bosque de Ribeirão Preto ficará fechado por conta do temporal
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Rocambole com massa de arroz; veja receita