O Governo de São Paulo lançou nesta quarta-feira (6) um novo programa de incentivo ao turismo ferroviário que inclui o projeto de implantação de uma malha ferroviária turística em Ribeirão Preto ligando a histórica estação Barracão, no Ipiranga, a estação Mogiana, em Franca.
De acordo com a Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo, o trecho está inicialmente em estudo para operação turística. Além deste circuito, existe a possibilidade de inclusão de outros projetos que ainda não estão inseridos no programa, como o trem turístico entre Ribeirão Preto e Tambaú.
Trem Intercidades
Segundo o governo paulista, o programa de turismo ferroviário se integra com o programa SP Nos Trilhos, que engloba mais de 40 projetos de transporte ferroviário, com investimentos de R$ 194 bilhões.
Em documento divulgado pela pasta, os projetos de trens turísticos serão incluídos na via férrea. Além disso, informa que a secretaria realizará estudos de impacto e potencial turístico na expansão da infraestrutura ferroviária em um trecho do TIC (Trem Intercidades) entre Ribeirão Preto e Franca.
No último dia 23 de outubro, o governador Tarcísio de Freitas (REP) voltou a falar sobre a possibilidade de estender o TIC até Ribeirão Preto.
Porém, essa ideia só será estudada após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que teve o projeto de concessão assinado em maio e está orçado em R$ 14,2 bilhões. O trecho entre a capital e Campinas tem previsão de início das obras em 2026 e deve ser concluído em 2029.
SAIBA MAIS
Rael realiza show com entrada gratuita em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Rocambole com massa de arroz; veja receita