Grandes áreas de instabilidade se espalharam pelo Estado de São Paulo durante o final de semana, provocando volumes expressivos de chuva em diversas regiões, de acordo com os meteorologistas.
Conforme informações da Climatempo, a expectativa é de que a chuva continue ao longo da semana, já que as áreas de nuvens carregadas permanecem ativas sobre São Paulo. Por conta desse cenário, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de perigo potencial para chuva – saiba mais abaixo.
Alerta de perigo potencial
O alerta de perigo potencial do Inmet foi publicado às 10h desta terça-feira (5) e é válido até quinta-feira (7). De acordo com o órgão, existe previsão para chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, além de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h.
Apesar de baixo, existe a possibilidade para corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Além do Inmet, a Defesa Civil de SP também publicou um alerta para chuva.
Quais regiões aparecem no alerta?
Todo o Estado de São Paulo aparece no alerta amarelo do Inmet, contudo, algumas regiões aparecem em destaque no comunicado. Veja:
- Macro Metropolitana Paulista
- Vale do Paraíba Paulista
- Metropolitana de São Paulo
Previsão para semana e nova frente fria
Ainda de acordo com a Climatempo, na quarta-feira (6), as instabilidades enfraquecem temporariamente. Isso vai permitir a elevação das temperaturas e o retorno do calor, porém, existe previsão de pancadas de chuva isolada no período da tarde.
Já na quinta-feira (7), com a aproximação de uma nova frente fria, o calor permanece, no entanto, aumenta o risco de temporais no final do dia, com ventos que podem alcançar 70 km/h.
Essa nova frente fria deve avançar sobre São Paulo na sexta-feira (8), e a previsão indica chuva frequente e volumosa, acompanhada de rajadas de vento.
SAIBA MAIS
Escritor de Ribeirão Preto é finalista do Prêmio Jabuti
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que aconteceu com Agnaldo Rayol?