O Cemitério da Saudade, o mais antigo de Ribeirão Preto, é o local onde está sepultado José Martins de Almeida, conhecido como Menino Zezinho, desde 1947. Ele morreu aos 9 anos de idade e sua sepultura, localizada na quadra 12, é a mais visitada no espaço.
O historiador e pesquisador cemiterial Felipe Gonçalves de Souza conta que a morte de Zezinho, ocorrida em 22 de novembro de 1947, em Ribeirão, causou grande comoção da população, que mais tarde passou a considerar o menino como milagreiro.
Zezinho, natural de Altinópolis, sofria de alguns problemas de saúde, como a filariose linfática, doença que causa inchaços e é popularmente conhecida como elefantíase, e também tinha nefrite crônica, conforme o documento que atestou sua morte.
“Zezinho fazia um trabalho religioso com a comunidade, como uma espécie de benzedor e muita gente admirava o menino por conta da sua devoção mesmo diante de problemas de saúde tão graves”
Felipe Gonçalves de Souza, historiador e pesquisador cemiterial
De acordo com o pesquisador, a partir de 2014 foi feito um levantamento dos túmulos mais visitados no Cemitério da Saudade e o de Zezinho aparece como o primeiro.
“As estruturas do túmulo são de concreto formando uma cobertura onde são colocadas as placas de ex-votos pelos fiéis, além de contar com um velário em sua volta tornando-o um espaço de religiosidade coletiva dentro da necrópole”, explica o historiador.
Brinquedos e doces
O chefe-adjunto da Divisão de Cemitérios Municipais da Prefeitura de Ribeirão Preto, Manoel Carlos Sabino, disse que as pessoas que visitam a sepultura do Menino Zezinho levam brinquedos e doces.
“É raro o dia que não vai uma pessoa lá para orar, refletir e buscar uma graça. No dia de Finados, as pessoas acendem muitas velas no túmulo que as labaredas chegam a atingir dois metros de altura”
Manoel Carlos Sabino, chefe-adjunto da Divisão de Cemitérios Municipais
Além de Zezinho, no Cemitério da Saudade também há outros túmulos que atraem visitantes como o de Márcio, um menino que morreu em acidente de moto, Carmela Laplaca, a Menina da Piedade, o religioso Dom Giovani Rabaiolli, o túmulo dos Padres e o das Almas Milagreiras.
Cemitério da Saudade em números
Inauguração: 30 de setembro 1893, na avenida da Saudade, 1.775, bairro Campos Elíseos, em Ribeirão Preto
Tamanho: 110.000 metros quadrados
Quantidade de jazigos: 7.604
Gavetas ossuárias: 2.622
Sepultados até 28/10/2024: 139.786
Expectativa para Finados 2024: 20 mil visitantes
Fonte: Divisão de Cemitérios Municipais
SAIBA MAIS
Locais de prova da Fuvest 2025 já podem ser acessados; Confira
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como consultar o PIS?