O candidato Marco Aurélio e o partido Novo entraram com um pedido para recontagem dos votos junto à Justiça Eleitoral. O anúncio foi realizado na manhã desta quarta-feira (30), três dias após o fim do 2º turno das eleições em Ribeirão Preto.
De acordo com o empresário, a decisão é uma prerrogativa do próprio partido, devido à pequena diferença de voto entre os dois candidatos que disputavam o cargo de prefeito.
Conforme dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Silva (PSD) derrotou Marco Aurélio (Novo) por apenas 687 votos, uma diferença percentual de 0,26%.
Durante coletiva de imprensa, o empresário ainda reforçou que não há dúvidas sobre o processo eleitoral, porém, o pedido de recontagem dos votos também é um procedimento padrão do partido.
“Nenhuma dúvida sobre processo eleitoral. É um processo democrático, mas esse também é um procedimento padrão do próprio partido para verificar se houve ou não algum tipo de desvio que possa considerar ou não algum indicativo”, explicou o empresário.
Tempo de apuração e diferença de votos
Ainda de acordo com o empresário, além da ínfima quantidade de votos que decidiu as eleições em Ribeirão Preto, algumas pessoas se sentiram desconfortáveis com o tempo de apuração dos votos, no último domingo (27). Segundo o TSE, os portões dos locais de votação fecharam às 17h e a apuração se encerrou às 19h01 no município.
O candidato explicou que foram realizadas reuniões com o diretório estadual e municipal do partido, e que o setor jurídico ingressou com o pedido para avaliação dos votos. Ele ainda disse que em uma semana o partido deve divulgar o resultado desta aferição.
“Esses dados devem ser disponibilizados nessa semana e os trabalhos de auditoria, verificação, nós vamos fazer e no final vamos apresentar. A gente acredita que em uma semana, a gente já tem tudo isso consolidado, até para dar transparência ao processo eleitoral”.
SAIBA MAIS
Cargos comissionados na Prefeitura de Ribeirão Preto são considerados inconstitucionais
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
História de ‘Os Quatro da Candelária’ é real?