Espetáculo sobre autoabandono feminino acontece em vários espaços de RP

Author:


A arte do palhaçaria é uma das formas mais antigas e universais de comédia e tem uma presença significativa no teatro. Improvisações, cores e liberdade em cena fazem parte dos elementos que compõem o trabalho de palhaças. ATUACIA, uma companhia de teatro, palhaçaria e produção cultural de Ribeirão Preto, que há quase uma década se dedica à produção de espetáculos, traz, a partir do dia 31 de outubro, quinta-feira, o monólogo “Palhaça Sola”, interpretado pela atriz, Cinthia Vendruscolo que acontecerá em cinco espaços independentes na cidade, exibindo texto sensível, profundo e cômico ao destacar a condição feminina diante de um rompimento amoroso.

Por meio de um roteiro original e divertido, a montagem evidencia o autoabandono na busca desmedida pelo outro. Faz um convite ao amor-próprio ao diluir no jogo clownesco reflexões contemporâneas sobre o universo feminino, tal como o medo da solidão e a imposição de um modelo estético o que, naturalmente, reflete em discussões sobre o empoderamento feminino e padrões estabelecidos na rotina da maioria das mulheres.

Em razão deste alinhamento, escolheram espaço alternativo para estreitar o público e as ações de cultura, na promoção e valorização da arte. Em razão desta proposta, várias entidades foram convidadas para assistirem o espetáculo, às 16 horas, com acessibilidade e intérprete de libras e às 20 horas para o público. A entrada é aberta e gratuita.

Palhaça Sola é um monólogo contemplado com o Edital nº 003/2023 Lei Paulo Gustavo Municipal e Edital Cultura em Ação – Programa Coletivo Municipal de Fomento às Artes – FMC-RP, Edital nº 001/2023, beneficiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Ribeirão Preto. O conteúdo desta obra é de responsabilidade exclusiva do autor e não representa a opinião dos membros da Comissão Municipal de Incentivo à Cultura do Fundo Municipal de Cultura ou da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ribeirão Preto.

População e fortalecimento de espaços- “Esse imaginário fantástico é o que move o ofício dos trabalhadores da cultura que atuam na palhaçaria. ATUACIA busca, com os trabalhos que produz, estruturar dramaturgias que compilam o teatro e palhaçaria, valorizando a poética da encenação e, sobretudo, o encontro com o público, compreendendo que é esta comunhão que mantém seu repertório vivo e pulsante. Palhaça Sola tem levado arte e importantes discussões, como na questão feminina, abordada com humor e delicadeza”, informa a atriz, palhaça e produtora, Adriana Scannavez.

Além disso, queremos valorizar e fortalecer, especialmente,  a ocupação destes espaços de cultura tão valorosos da nossa cidade”, enfatiza Scannavez.

 

Serviço: Palhaça Sola

Início das apresentações: 31 de outubro, quinta-feira. Local: Arena Porão- Rua 21 de Abril, 375 – Vila Tibério

Horários: 16h (neste horário, todas as apresentações terão acessibilidade e interprete de livras) e às 20h, para o público em geral

01 de novembro

Local: Casa das Artes Espaço Cultura- Avenida Caramuru, 3556

Horários: 16h e 20h

07 de novembro

Local: Sala Marcos Caruso, no TPC- Rua Comandante Marcondes Salgado, 731 – Centro, Ribeirão Preto

Horários: 15h e 20h

08 de novembro

Local: Central do Circo- Rua Camilo de Mattos, 170 – Jardim Mosteiro, Ribeirão Preto

Horários: 16h e 20h

E no dia 14 de novembro, encerra a circulação no Teatro Santarosa- Praça Rotary Club, 325 – City Ribeirão, Ribeirão Preto

Horários: 15h e 20h

 

Ficha técnica

Concepção: Manu Pestana

Direção: Adriana Scannavez

Atuação: Cinthia Vendruscolo

Operadora de luz: Adriana Scannavez

Operador de som: Hezrom

Costureira: Zezé Cherubini

Vídeo: Rogener Pavinski

Classificação: 12 anos

Duração: 50 minutos

Produção Cultural: ATUACIA

Produção Executiva: Adriana Scannavez

 

 



Source link

Leave a Reply