Na semana passada, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP), voltou a falar sobre a possibilidade de estender o TIC (Trem Intercidades) até Ribeirão Preto. No último mês de maio, o governo paulista já havia lançado o programa SP Nos Trilhos, que reúne propostas de inovação em mobilidade.
No último dia 23 de outubro, o governador concedeu entrevista ao jornal O Liberal, de Americana, no qual informou que as futuras extensões do TIC Eixo Norte poderão conectar Ribeirão Preto a Americana.
Porém, essa ideia só será estudada após a conclusão do trajeto de São Paulo a Campinas, que teve o projeto de concessão assinado em maio e está orçado em R$ 14,2 bilhões. O trecho entre a capital e Campinas tem previsão de início das obras em 2026 e deve ser concluído em 2029.
Estudos
Em agosto de 2023, o secretário estadual de Parcerias e Investimento de São Paulo, Rafael Benini, disse que a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) estudava uma ligação de trem entre Campinas e Ribeirão Preto.
Na ocasião, a CPTM informou, por meio de nota, que os estudos estavam em estágio inicial e requereriam análise aprofundada de viabilidade técnica, impactos ambientais, econômicos e sociais, além de parcerias com municípios e órgãos competentes.
SAIBA MAIS
Ricardo Silva fala sobre volta do Daerp e plano de retomada do comércio em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quais são os feriados de novembro?