Uma nova frente fria se aproxima do interior de São Paulo e aumenta as condições para chuva, a partir desta quarta-feira (23). Por conta deste cenário, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um novo alerta de perigo potencial.
De acordo com o órgão, esse sistema deve favorecer a formação de um canal de umidade desde a região Amazônica até o Sudeste do Brasil. A persistência desse cenário por pelo menos quatro dias consecutivos pode formar uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
O que diz o alerta de perigo potencial?
O alerta de perigo potencial, emitido pelo Inmet, indica a possibilidade de chuvas intensas em algumas regiões do interior de São Paulo.
De acordo com o órgão, o comunicado é válido até às 9h desta quinta-feira (24) e indica a possibilidade de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, há previsão de ventos intensos entre 40 km/h e 60 km/h.
Apesar de baixo, o alerta para chuvas intensas também reforça o risco para corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Quais são as regiões afetadas?
Além das regiões do interior de São Paulo, o alerta também é válido para a região da Macro Metropolitana Paulista, Metropolitana de São Paulo e o Litoral Sul Paulista.
Recomendações
Por conta do cenário, o Inmet recomenda que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.
A orientação também diz para que motoristas não estacionem veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. O uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada também deve ser evitado.
SAIBA MAIS
Uma pessoa morre e outras são internadas após infecções ligadas a sanduíche do McDonald’s
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando o filme ‘A Substância’ chega ao streaming? contudo,
contudo,