O antigo Cine Bristol, um sobrevivente dos cinemas de rua, muito populares na década de 1970, continua com o futuro incerto em Ribeirão Preto. O prédio está fechado e com placas de locação – a reportagem apurou que o valor mensal para utilização do espaço gira em torno de R$ 50 mil.
Localizado na rua São Sebastião, 920, no Centro do município, o local ficou conhecido por receber o Cineclube Cauim por muitos anos. As atividades da entidade, no entanto, foram transferidas para outro imóvel, em setembro de 2023, por questões burocráticas – saiba mais abaixo.
Na época em que o Cineclube deixou de utilizar o espaço alugado, a Prefeitura de Ribeirão Preto informou que avaliava o imóvel para eventuais negociações, contudo, a Administração afirmou ao portal acidade on que “as tratativas de possível negociação não progrediram”.
Tombamento do Cine Bristol
Em junho de 2024, o Cine Bristol foi tombado como patrimônio da cidade pelo CONPPAC (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de Ribeirão Preto).
A resolução 07/2024 foi publicada no Diário Oficial do Município e reconhece o valor e a importância da preservação do imóvel, devido aos seus elementos históricos, arquitetônicos, culturais, materiais e imateriais.
O cinema foi pioneiro no formato arquibancada, sendo um dos cinemas de rua mais inovadores de seu tempo em toda América Latina, contando com 800 lugares.
As últimas intervenções foram feitas em 2003, quando foi reformado para receber o Cineclube Cauim, e em 2013, quando a organização do projeto, motivada pela tragédia da Boate Kiss, trocou o forro e a fiação para garantir que nada semelhante viesse a acontecer.
Novo Cineclube Cauim
Na época em que o Cauim saiu do Centro de Ribeirão Preto, foi apurado que as atividades deixaram o local por conta de questões envolvendo o trânsito no local, em razão do fluxo de ônibus que levavam excursões de escolas até o Cineclube. Além disso, o cinema precisou passar por reforma por questões de acessibilidade.
O novo espaço foi construído pelo próprio Cineclube Cauim, em parceria com outras ONGs que atuam na área da cultura na cidade. A área foi doada por Marcelo Carneiro, fundador da Cervejaria Colorado, e no local foram investidos cerca de R$ 4 milhões.
As sessões de cinema do novo espaço estão sendo realizadas no Memorial do Aquífero Guarani, que fica na rua Olavo Bilac, 135, na Vila Seixas. O espaço conta com duas salas de cinema, sendo uma delas com 250 lugares.
SAIBA MAIS
Feira de Orquídeas e Suculentas chega a Ribeirão Preto no fim de semana
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Doce de leite vegano com coco; aprenda a fazer