Duas operações nacionais deflagradas nesta quarta-feira (9) cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em Franca, cidade a aproximadamente 80 quilômetros de Ribeirão Preto. As ações, batizadas Privilege e Alcaçaria, têm o objetivo de desarticular uma rede de lavagem de dinheiro ligada a facções criminosas.
A Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/RS) cumpre três mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão em Franca.
Já a PF (Polícia Federal) de Ribeirão Preto cumpre cinco prisões preventivas e 18 mandados de busca e apreensão na cidade.
O esquema
Segundo a FICCO/RS, o esquema de lavagem de dinheiro alvo da operação Privilege era operado a partir de São Paulo.
Nos últimos cinco anos, a FICCO/RS diz que foram detectados mais de R$ 770 milhões em depósitos em todo o território nacional.
“A investigação começou após o recebimento de informações sobre um grupo que recolhia dinheiro em espécie de facções criminosas atuantes no Vale dos Sinos e na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, com o objetivo de lavar esses valores”
Força-Tarefa de Combate ao Crime Organizado do Rio Grande do Sul (FICCO/RS)
No caso da operação Alcaçaria, a PF diz que a investigação identificou em três anos que a organização criminosa realizou depósitos e dinheiro de pelo menos R$ 1,2 bilhão em contas de empresas de fachada com sócios “laranjas”.
“O rastreamento do dinheiro identificou que parte dos valores eram convertidos em criptoativos e enviados ao exterior, onde eram convertidos em dólares para o pagamento de fornecedores de drogas e armas”
Polícia Federal
As operações Privilege e Alcaçaria possuem em comum quatro investigados com mandados de prisão e também alguns locais de busca e apreensão.
SAIBA MAIS
Filhote de veado resgatado em incêndio recebe tratamento no Bosque de Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
X foi liberado no Brasil?