O que esperar da frente fria que atinge o interior de SP no fim de semana?

Author:


Uma frente fria avança sobre Sudeste e pode provocar chuva e queda da temperatura em algumas regiões do interior de São Paulo, de acordo com a meteorologia. A região tem enfrentado um longo período de estiagem, com cidades sem registro de chuva há pelo menos três meses.

Em meio a uma intensa onda de calor, a previsão aponta para a possibilidade de chuva no interior paulista neste sábado (28), entretanto, é importante lembrar que o fenômeno não vai chegar para todo mundo. Além disso, essa frente fria não será o ‘start’ do período úmido da primavera – saiba mais abaixo.

Frente fria traz chuva

De acordo com a meteorologista Amanda Souza, do Meteored, o sistema que pode gerar essa mudança no tempo é uma frente fria que vai chegar até a região Sudeste e provocar um canal de umidade que tende a atravessar o Brasil.

Esse cenário pode resultar em algumas pancadas de chuva de maneira rápida, irregular, mal distribuída e sem altos volumes de precipitação, ou seja, chuvas insuficientes para reverter o déficit hídrico.

Apesar de ser uma chuva que não reverte o quadro de déficit hídrico na região e uma chuva também que será muito pontual e irregular, as pancadas já podem trazer certo alívio frente ao longo período de estiagem

Amanda Souza, do Meteored

O calorão continua, contudo, as primeiras pancadas de chuva da primavera já trazem certo alívio ao interior paulista, que vem enfrentando temperaturas de 40ºC nos últimos dias. Na próxima semana, as temperaturas devem subir novamente.

Alerta de tempestade para o interior de SP

Os meteorologistas dizem que ainda existem chances de chover nesta sexta-feira (27). O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta que indica “perigo potencial” para tempestade em parte do interior de São Paulo, por causa do avanço dessa frente fria.

O comunicado começou a valer ao meio-dia e vai até as 23h59. Ele aponta o risco de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, além de ventos intensos. Confira as regiões afetadas pelo alerta de tempestade:

  • São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, Marília, Araraquara, Assis e Presidente Prudente.

Vai chover em outubro?

Ainda de acordo com a meteorologista do Meteored, no período entre 07 e 14 de outubro ainda não há projeção de anomalias positivas de precipitação.

Contudo, na segunda quinzena de outubro, a tendência é de chuvas mais espalhadas pelo Centro-Oeste e Sudeste, maior avanço das instabilidades e maiores volumes de precipitação.

Ainda é cedo para falar em regularização e recuperação total da umidade, mas outubro vai chegar trazendo mais alívio e mais esperança de melhorias sobre o Centro do Brasil. Com a maior frequência de chuvas, a expectativa é que ondas de calor á não atinjam a região como tem acontecido

Amanda Souza, do Meteored


SAIBA MAIS

Saerp alerta para falta d’água em Ribeirão Preto; Veja onde entretanto,

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Já começaram as vendas do iPhone 16 no Brasil? entretanto,





Source link

Leave a Reply