Acessibilidade
Com a proximidade das eleições, as discussões sobre política tendem a ficar mais frequentes, seja no almoço de família ou no grupo da firma.
Para manter a harmonia e evitar problemas de relacionamento dentro do ambiente corporativo, os líderes devem promover um ambiente que respeite opiniões diversas, ao mesmo tempo em que mantém uma atmosfera profissional.
Leia também
Falar sobre política pode ser tentador, especialmente quando esse é o assunto mais quente do momento. No entanto, há muitos motivos para evitar o tema no ambiente de trabalho. “Discussões políticas podem, de fato, levar ao pedido de demissão quando o funcionário não se sente mais integrado, dependendo das situações vividas no trabalho”, afirma Lucas Rizzardo, diretor de vendas do site de empregos Indeed no Brasil.
Entre os profissionais brasileiros, 48% são contra expressar opiniões políticas no trabalho, enquanto 40% são a favor, segundo uma pesquisa recente realizada pelo Indeed com mais de 1.000 pessoas. Para 21% dos respondentes, as diferenças políticas com colegas seriam motivo suficiente para deixar seus empregos.
Além disso, 23% também considerariam sair se o CEO da empresa expressasse opiniões políticas das quais discordam. Nesse sentido, 50% preferem trabalhar em uma empresa em que o líder tenha opiniões políticas semelhantes às suas.
Como lidar com discussões sobre política no ambiente de trabalho
Embora proibir conversas sobre política possa parecer o caminho mais fácil, eliminar completamente as discussões pode não ser prático ou desejável. “Criar regras pode parecer autoritário demais, mas os líderes devem repassar os posicionamentos da empresa quanto à sua participação em campanhas políticas”, diz a especialista em comunicação corporativa Juliana Algodoal.
Todos os profissionais devem ficar atentos às diretrizes e evitar expor posições políticas na empresa, entre colegas e chefes, em plataformas como o LinkedIn e até mesmo nas suas próprias redes sociais.
Abaixo, veja dicas de como manter a paz corporativa durante o período de eleições.
1. Conheça e divulgue as regras da companhia sobre apoios políticos. É papel do líder acalmar os ânimos e repassar as diretrizes aos seus funcionários.
2. Pessoas que ocupam cargos de liderança em uma empresa são muito mais que um CPF. Representam um CNPJ e sua conduta com a equipe também pode revelar o comportamento da própria empresa.
3. Quando se trata de porta-vozes, contrate profissionais de media training pode ser um investimento importante para que a empresa controle melhor as mensagens que irão chegar ao público.
4. Respeite as diferenças de ideias e estar sempre atento para nunca invadir a liberdade de expressão de ninguém.
5. Não use seu cargo para influenciar seus liderados a votar nesse ou naquele candidato.