O Botafogo e o Comercial deixaram de lado a rivalidade histórica em Ribeirão Preto e se uniram, nesta sexta-feira (20), para uma campanha de incentivo a doação de órgãos.
Em um vídeo publicado pela TV do Tricolor, o vice-presidente do Alvinegro, Ademir Chiari, falou sobre sua história e a importância de ter passado por um transplante de rim – veja o vídeo abaixo.
“[O transplante] para quem precisa, é tudo de bom. E quem poder doar, faça isso. Doação de órgãos é muito importante”, disse o vice-presidente do Leão do Norte.
Em celebração ao “setembro verde”, mês da conscientização da doação de órgãos, o Botafogo divulgará vídeos com pessoas que já foram transplantados e agora vivem uma nova vida. O dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
Os depoimentos são exibidos todas as sextas-feiras. Além de Chiari, já participaram da ação a pedagoga do clube, Alessandra Pimentel Ferreira Pedrotti, e o torcedor Duzão Vechhi.
“Coordenadoras do transplante de fígado do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (FMRP-USP), Ana Rafaela Felippini Lopes e Michelle Ogrizio Daguano também participaram da campanha de conscientização”, informou o clube.
Transplante de Ademir Chiari
Em seu depoimento, o dirigente do alvinegro contou sua trajetória para conseguir realizar o transplante de rim. “Na época em que eu era mais novo, que jogava futebol também, eu comecei a ter gota e tomava muito anti-inflamatório, o Biofenac, que ataca o rim”.
Conforme o relato, devido ao uso constante do medicamente, foi necessário que Chiari começasse a passar por sessões de hemodiálise. Nessa época, ele ocupava a cadeira de presidente do Comercial.
No vídeo, o atual vice-presidente do clube também lembra que assumiu o cargo de presidente quando o time estava na última divisão e conseguiu fazer com que o Alvinegro chegasse a Série A2. Além disso, Ademir Chiari também atrela a conquista do órgão a sua fé.
“Estava sentado em uma mesa lá no Comercial e tinha um amigo do meu lado. Eu bati na mesa e falei: ‘Nossa, Nossa Senhora aparecida podia me ajudar que aparecesse um rim para mim né’. Uma semana depois o Hospital do Rim de São Paulo me ligou para ir para lá fazer o transplante”. Ademir também disse que se surpreendeu quando chegou ao hospital.
Assista ao depoimento abaixo
SAIBA MAIS
Jorge e Mateus e Ana Castela fazem show em rodeio na região de Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
O que Bárbara Borges falou sobre Xuxa?