A primavera no Brasil começa neste domingo (22), e a previsão aponta para o aumento gradual da frequência de eventos de chuva em diversas áreas do Sudeste, como o estado de São Paulo, de acordo com os meteorologistas.
Conforme a Climatempo, as pancadas de chuva à tarde e à noite devem ficar cada vez mais frequentes e generalizadas. Isso porque a atmosfera vai ficar mais úmida e a circulação de ventos sobre a América do Sul distribuirá esse ar úmido pelo Brasil.
A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém, por poucos dias
explicou o serviço de meteorologia
Apesar da notícia otimista, a Climatempo reforça que os meses de primavera são os mais quentes do ano em áreas do Centro-Oeste, do Sudeste e Nordeste. Portanto, existe previsão para novas ondas de calor, porém, com atuação mais limitada a partir de novembro.
Primavera vai trazer chuva
De acordo com as análises do meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo, existe a chance de acontecer o La Niña nos próximos meses.
O fenômeno é responsável pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico Equatorial.
O especialista explica que a última projeção do IRI/CPC aponta para 81% de chances de o fenômeno acontecer no trimestre outubro-novembro-dezembro e 83% para o trimestre novembro-dezembro-janeiro.
Portanto, deveremos ter, sim, a instalação do fenômeno especialmente ao longo de outubro. O resfriamento também aumentou nas últimas semanas, em especial nas porções a leste do Pacífico Equatorial
meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo
Com isso, os efeitos do La Ninã devem ser sentidos logo no começo da estação, “pois o resfriamento, mesmo que lento, já ocorre há alguns meses”.
Quando a chuva vai chegar ao estado de SP?
Ainda de acordo com o meteorologista, a partir da segunda metade de outubro, pancadas de chuva frequentes e generalizadas devem atingir o Centro-Sul do estado de São Paulo. A partir do início de novembro, o Norte e Leste paulista serão atingidos.
Contudo, Lucyrio informa que a expectativa do volume de chuva para esta primavera é um pouco acima da média.
Abaixo da média no PA, TO, Leste do AM, norte de GO e todo o Nordeste; um pouco acima da média entre o AM, AC, RO, Sul/Oeste do MT, MS, Norte do PR e SP; e um pouco abaixo da média no RS e SC
meteorologista Vinícius Lucyrio, da Climatempo
Além disso, o frio também deve aparecer nesta primavera, uma vez que mais frentes frias vão passar pelo Sudeste, “aumentando a chance de frio tardio, especialmente entre outubro e novembro”.
Existe a possibilidade de frio intenso nas áreas mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul durante alguns dias, e períodos amenos e de frio no leste de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro.
SAIBA MAIS
Cantora Ana Carolina confirma show em Ribeirão Preto; saiba quando
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
‘Sylvie’ de ‘Emily in Paris’ fala português?