Apesar de uma nova massa de ar quente e seco se estabelecer sobre o Brasil no decorrer da próxima semana, a primeira forte frente fria de setembro já tem data para chegar ao país, de acordo com os meteorologistas.
De acordo com a Climatempo, a expectativa é de que um novo padrão de onda de calor se forme a partir da segunda-feira (02), entretanto, a passagem desse sistema mais frio deve aliviar as altas temperaturas.
Quando será a primeira frente fria de setembro?
Apesar de a notícia alegrar muitas pessoas, a previsão do serviço de meteorologia diz que essa frente fria deve avançar apenas a partir do dia 19 de setembro, começando a movimentar um pouco a atmosfera e trazendo um ar mais frio, reduzindo o calor em alguns estados.
Contudo, até lá, a maior parte do Brasil deve enfrentar dias de calor extremo com índices muito baixos de umidade do ar, similares aos de regiões desérticas.
A umidade do ar ainda pode atingir valores em emergência – abaixo dos 12% em muitas cidades do sul de Mato Grosso, interior de São Paulo, Triângulo de Minas, centro-norte, nordeste de Mato Grosso do Sul e sul de Goiás
Climatempo
Vale ressaltar que, esse novo cenário de onda de calor agrava ainda mais a situação de queimadas sobre o Brasil Central. Nesta semana, a Defesa Civil publicou um alerta para o risco elevado de incêndios em quase todo o estado de São Paulo nos próximos dias.
Nova onda de calor no interior de SP
Nesta sexta-feira (30), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo potencial para onda de calor em todo o interior de São Paulo. Segundo o órgão, esse cenário oferece leve risco à saúde, já que a temperatura deve ficar 5ºC acima da média por um período de 02 a 03 dias.
Apesar de todo o interior de São Paulo aparecer no alerta classificado com a cor amarela, o Inmet destacou algumas regiões que serão afetadas pelas altas temperaturas nessa primeira quinzena de setembro. Confira:
O alerta de perigo potencial para onda de calor do Inmet começa na terça-feira (3) e é válido até a quinta-feira (5), porém, devido às condições meteorológicas, o comunicado poderá ser prorrogado.
“Esta pode ser a onda de calor mais forte que as duas primeiras que tivemos no começo do ano de 2024 (em março/abril e maio), em termo de duração e de temperaturas”, disse a Climatempo.
Previsão do tempo para o final de semana em Ribeirão Preto
As temperaturas no município de Ribeirão Preto começam a subir neste final de semana. No sábado (31), a previsão indica que o município deve registrar temperatura máxima de 34ºC. A mínima, no entanto, deve ser de 16ºC.
Porém, no domingo (1º), os termômetros devem atingir os 35ºC. As temperaturas máximas devem continuar subindo durante a semana e podem chegar aos 38ºC.
SAIBA MAIS
Incêndio destrói parte de mata na zona Leste de Ribeirão; Veja imagens aéreas entretanto,
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. entretanto,
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como uma rede social é bloqueada no Brasil? entretanto,