Na hora de recarregar os seus dispositivos móveis, é necessário alguns cuidados para evitar choques, acidentes domésticos e danos ao aparelho. Afinal, onde se deve colocar o carregador primeiro? Na tomada ou no celular?
continua depois da publicidade
Essa é uma dúvida comum, principalmente porque as pessoas têm hábitos distintos na hora de carregar o celular e nem sabe se estão fazendo do jeito certo. Entenda mais a seguir e aprenda como conservar seu dispositivo.
Onde colocar o carregador? No celular ou na tomada?
A recomendação é que você sempre conecte primeiro o carregador na tomada, para depois conectá-lo ao celular. Se você fizer ao contrário, uma grande tensão elétrica pode ser gerado e danificar o telefone.
Funciona da seguinte forma, sempre que se conecta um aparelho na tomada, há um surto elétrico que se refere ao aumento instantâneo da pressão elétrica naquele dispositivo. Ou seja, você dá uma carga a mais de eletricidade.
Assim, a tensão normal de atividade daquele carregador ou do próprio celular é modificado por uma carga extra. Em uma associação com peso, é como se você adicionasse mais blocos a uma pilha de madeira.
continua depois da publicidade
Entretanto, dependendo da maneira com que você coloca esses blocos, toda a pilha de madeira pode vir a desmoronar pelo peso repentino e brusco. É assim que acontece com os dispositivos ao serem ligados na tomada.
No caso da eletricidade, esse surto elétrico acontece em um milionésimo de segundo. Então, é bem menos perceptível aos humanos do que o movimento da pilha de madeira ao inserir um novo bloco.
O que acaba sendo percebido por alguns é um curto e rápido zumbido quando se conecta o telefone na tomada. Esse som é um dos resultados do aumento de tensão elétrica, visto que parte da energia se dissipa como som.
Parece normal que isso acontece, mas tome cuidado. Essa sobretensão elétrica pode causar perda de dados, afetar o desempenho do seu celular, reduzir a vida útil e até danos irreparáveis no circuito.
Então, qual é o jeito certo de carregar o celular?
Conecte primeiro o carregador na tomada, e depois o telefone. Ao fazer isso, você está evitando o contato direto e imediato do pico de energia elétrica com o telefone.
Isso porque se você simplesmente conectar o cabo ao telefone e depois a tomada, o impulso elétrico será transmitido rapidamente. A consequência são aos danos ao aparelho pelo pico inesperado de energia elétrica.
É como se você estivesse dando um tipo de choque elétrico ao dispositivo, e o excesso desses choques pode afetar o funcionamento. Obviamente, conectar o carregador primeiro na tomada não elimina esse pico.
Até porque é esse surto elétrico que faz com o que o dispositivo carregue. O que acontece é que você controla como essa transferência será feita através do carregador e seus dispositivos internos de transmissão de energia.
Assim, é possível carregar o dispositivo com a distribuição uniforme e correta da energia. No interior do carregador, existem dispositivos específicos que controlam a passagem de energia da tomada até o celular.