O avião ATR-72-500, da Voepass, que caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9), havia passado por manutenção após “dano estrutural”, cinco meses antes do acidente. Ao todo, 62 pessoas morreram na tragédia, entre passageiros e tripulantes da aeronave.
Segundo reportagem do Fantástico, da TV Globo/EPTV, exibida no último domingo (11), o avião teria apresentado uma falha no sistema hidráulico durante o voo, em março. O problema foi detectado e consta no relatório oficial, após uma viagem entre Recife-PE e Salvador-BA.
Na ocasião, a cauda do avião havia se chocado com a pista, provocando um “dano estrutural” na aeronave. Em seguida, a aeronave ficou estacionada em Salvador por 17 dias, até 28 de março, quando voo para passar por manutenção na oficina da Voepass, em Ribeirão Preto.
A reportagem de Álvaro Pereira Júnior ainda aponta que o avião só voltou a voar comercialmente no dia 9 de julho. Contudo, a aeronave teria sofrido uma despressurização em voo e retornou para Ribeirão Preto, onde voltou para reparos.
O avião voltou a ser utilizado no dia 13 de julho e seguiu em atividade até o acidente. Na semana anterior ao acidente, um youtuber fez um vídeo em que mostra como é viajar em uma aeronave da companhia.
Investigação da polícia
A Polícia Civil de São Paulo instaurou inquérito policial para investigar o acidente aéreo, em paralelo as investigações do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). As diligências estão em andamento com o objetivo de esclarecer os fatos.
Já a Aeronáutica informou que terminou nesta segunda-feira (12) o trabalho no local da queda do avião.
O que diz a Voepass?
Após o acidente, a Voepass informou que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de Cascavel-PR sem nenhuma restrição de voo, com todos os seus sistemas aptos para a realização da operação.
A informação foi reforçada pelos representantes da empresa em coletiva de imprensa, na noite da última sexta-feira, quando declaram que o avião estava em situação navegável.
SAIBA MAIS
Interior de SP tem alerta durante passagem de frente fria; Veja a previsão do tempo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quem é o dono da Voepass?