As paineiras no canteiro central da avenida José Adolfo Bianco Molina, na zona Sul de Ribeirão Preto, têm trazido um charme para a via nesta época do ano.
A paina branca que cai das árvores cobre boa parte do canteiro localizado na altura da Praça da Bicicleta. O seu contraste com o sol, principalmente no período da tarde, chama a atenção em meio ao vai e vem do trânsito.
A Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), da USP, informa que a paineira pertence à família das bombacáceas, pode atingir até 30 metros de altura e seu ciclo de vida é longo.
Suas flores têm coloração rósea a arroxeada. Já o fruto possui numerosas sementes envoltas por pelos brancos, a chamada paina, utilizada para encher colchões, travesseiros e almofadas.
A florada da paineira acontece de janeiro a maio. Já o fruto, de abril a outubro.
Tema de música
A árvore paineira já serviu de inspiração na música.
O sucesso “Paineira Velha”, do compositor José Fortuna, foi gravado pelo autor na dupla com Pitangueira e por outros sertanejos. Confira trecho da composição e ouça a música abaixo.
“Paineira velha abandonada, lá na estrada de meu sertão, tens uma história de meu passado, que está guardada no meu coração”
Início da canção “Paineira Velha”
SAIBA MAIS
Veranico acaba e forte frente fria avança; Veja quando tem previsão de chuva no estado de SP
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como comprar passagem aérea pelo programa Voa Brasil?