7 dicas para se apresentar no primeiro dia de trabalho

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Saber como se apresentar no primeiro dia de trabalho vai te proporcionar boas impressões iniciais, assegurando uma melhor aproximação e conexões com os seus colegas no novo emprego.

Cada ambiente, empresa e cargo vão exigir uma introdução diferente, mas há algumas dicas que você pode levar para todas elas.

Quer saber mais? Continue a leitura com a gente e saiba como se destacar logo no seu primeiro contato com o time!

1. Como se preparar para o primeiro dia no emprego novo?

A primeira impressão que as pessoas terão ao seu respeito, além da maneira da qual você se apresenta a elas, também é influenciada pela sua preparação para começar em uma nova empresa ou a falta dela. 

Repasse os horários e compromissos do seu primeiro dia, como hora de chegada, onboarding, reuniões, entre outras atividades, caso você tenha acesso prévio a essas informações.

Durante o processo seletivo, é possível que você já tenha pesquisado sobre a organização, valores e cultura, mas, neste momento, pode ser uma oportunidade de retomar alguns pontos de destaque sobre ela.

A partir desses detalhes, você pode identificar o tipo de vestimenta, comportamentos e linguagens mais apropriadas para mandar bem nas apresentações.

2. Saiba 7 dicas para se apresentar aos colegas no primeiro dia na empresa

Seja qual for a maneira que a empresa lida com introduções de novos funcionários, você deve identificar oportunidades de como se apresentar no primeiro dia de trabalho aos colegas do seu e de outros setores para estabelecer conexões e criar um ambiente profissional mais leve.

Para te ajudar nessa tarefa, listamos algumas dicas do que pode ser feito para se destacar:

1. Seja pontual

A pontualidade é crucial para todos os momentos, mas, no seu primeiro dia de trabalho, vai demonstrar comprometimento e responsabilidade, garantindo uma boa impressão dos seus colegas e superiores. Chegue no horário e se organize para participar das reuniões e alinhamentos da sua rotina sem atrasos.

2. Participe do Onboarding

O onboarding é um processo de introdução do funcionário recém-contratado ao ambiente corporativo. Nele, são repassadas informações importantes sobre o funcionamento da empresa, questões burocráticas, de cultura organizacional, e permite que o colaborador se sinta bem recebido.

Participar dessa atividade é importante para conhecer melhor a organização, regras e são oportunidades facilitadas de se apresentar a novas pessoas. Alguns desses programas te introduzem a equipes e departamentos, permitindo uma integração com o time.

3. Alinhe o seu tom com a cultura da empresa

Ao se familiarizar com a cultura da empresa, busque alinhar o seu tom e forma de se apresentar para ser compatível com a proposta do clima organizacional. Além disso, é importante corresponder ao seu cargo e às pessoas para as quais você está se apresentando.

Como liderança, por exemplo, é relevante comentar sobre as suas experiências anteriores, proporcionar uma abertura para colaboração e estabelecer respeito com o seu time. Em alguns casos, pode ser mais apropriado fazer uma introdução mais longa.

4. Faça perguntas

Fazer perguntas logo após se apresentar aos seus colegas ajuda a criar uma conversa mais dinâmica, empática e com conexão. A construção de relações de trabalho positivas, pode proporcionar boas oportunidades de projetos em equipe no futuro.

Nesse primeiro momento, dedique-se a perguntar sobre questões relacionadas ao emprego. Por exemplo: qual a função deles na empresa, quanto tempo trabalham lá e se há chances de vocês trabalharem juntos. Aprofunde o relacionamento de maneira adequada e conforme o outro dê abertura.

5. Use linguagem positiva

Uma das estratégias mais eficazes para criar uma boa impressão é usar linguagem positiva nas suas apresentações, evitando destacar pontos negativos ou controversos.

O primeiro contato com seus colegas e supervisores deve ser positivo, gerar boas expectativas e perspectivas de colaboração, sem colocar empecilhos no caminho.

6. Conheça as pessoas que trabalharão com você

Mesmo que você não ocupe um cargo de liderança, é muito importante se apresentar a todas as pessoas que trabalharão com você de maneira mais direta, em um primeiro momento.

Conforme for se familiarizando com as dinâmicas da nova função, faça uma breve introdução a colegas que atuam indiretamente com você, mantendo a porta aberta para contarem com você sempre que precisarem.

7. Apresente-se a outros times

Um networking bem feito expande os limites da sua própria área. Por isso, é importante criar conexões e proximidade com colegas de outros setores, mesmo que vocês não tenham a oportunidade de trabalharem juntos.

Mantenha a simpatia, respeite os limites e se interesse pelo outro para possibilitar um ambiente de trabalho mais leve, feliz e colaborativo. Esteja aberto ao aprendizado, pedir apoio e contar com a expertise dos seus colegas que têm mais tempo de casa.

3. Como é uma apresentação breve e positiva na prática?

Sempre vai surgir uma oportunidade de como se apresentar no primeiro dia de trabalho: ou a empresa criará um momento especial para isso, os colegas vão ter curiosidade sobre você, ou então você pode criar a chance ao ter contato com um colaborador durante uma pausa para o café.

Para entender como isso pode ser feito na prática, com clima leve, confira trouxemos alguns exemplos:

Como se introduzir aos colegas, em um contexto informal:

“E aí, pessoal!

Prazer em conhecê-los, sou o [Seu Nome]. Chego aqui animado para mergulhar de cabeça no mundo do CRM junto com vocês. Com 5 anos nessa área, curto bastante criar conexões com os clientes e dar aquele toque especial nas interações.

Fora do trabalho, vocês me encontram ao ar livre — sou fã de trilhas, acampamentos e tudo que envolve natureza. Mal posso esperar para aprender com cada um de vocês e contribuir com o que sei. Vamos fazer deste um dia incrível!

Abraços, [Seu Nome]”

Exemplo de apresentação para clientes em um e-mail, com tom mais formal:

“Prezados clientes,

Espero que estejam bem. É com grande entusiasmo que me apresento como seu novo especialista em CRM da [Nome da Empresa]. Com 5 anos de experiência neste campo, meu compromisso é garantir que suas necessidades sejam não apenas atendidas, mas superadas.

Estou aqui para ajudar e colaborar da melhor forma possível, sempre atento aos detalhes e preocupado em fortalecer nossas relações. Ansioso para trabalhar em conjunto e alcançar novos sucessos juntos.

Fico à disposição para qualquer dúvida ou necessidade que possam ter. Estou ansioso para conhecê-los melhor e trabalhar lado a lado.

Atenciosamente,

[Seu Nome]”

4. O que evitar na sua apresentação aos colegas?

Além de evitar trazer pontos negativos na sua introdução no primeiro dia de trabalho, existem outros pontos de atenção que devem ser considerados em diversos contextos, tanto para colegas, supervisores e clientes. Saiba o que evitar ao saber como se apresentar no primeiro dia de trabalho:

  • Assuntos muito pessoais;
  • Comentários negativos sobre outras pessoas;
  • Temas controversos;
  • Comentários que podem ser inapropriados ou ofensivos.

Conte com a Catho para te ajudar a se desenvolver e se destacar no mercado de trabalho. Por aqui, você também encontra dicas para mandar bem no novo emprego e alavancar a sua carreira na empresa.

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Até a próxima!

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