saiba o que é e como buscar um mentor

Author:


Se você se sente estagnado ou deseja tomar um novo rumo profissional, a mentoria de carreira pode ajudar você a alinhar suas metas e expectativas em relação ao seu trabalho.

Acompanhado de um especialista em mentoria, você terá orientações e auxílio para desenvolver as habilidades necessárias para essa nova jornada profissional.

A seguir, entenda como os programas de mentoria de carreira podem ajudar você a alcançar o que você espera da sua carreira e como encontrar o mentor ideal. Continue a leitura!

1. O que é mentoria de carreira?

A mentoria de carreira é um serviço de apoio profissional que contribui para o desenvolvimento de habilidades essenciais para o trabalho, tanto em conhecimento técnico, quanto de soft skills.

Algumas empresas oferecem programas de estágios e trainees para quem está começando a carreira, mas também pode ser ofertado por ONGs e outras organizações especializadas nesse tipo de preparação.

Trabalhadores em qualquer nível de senioridade e experiência podem aproveitar as vantagens da mentoria de carreira, pois os conselhos e planos de carreira são orientados por suas metas profissionais.

Portanto, seja para se tornar um expert na sua área, conseguir uma promoção ou realocação de trabalho, o programa mentoria de carreira pode ser muito benéfico para você.

2. Quais são os benefícios da mentoria de carreira?

Desenhada para profissionais de todas as idades e setores, a mentoria de carreira é um investimento que vale a pena para quem deseja aprimorar as suas capacidades para se tornar um colaborador mais resiliente e decolar na carreira. Conheça alguns benefícios que o programa proporciona:

1. Contribui para o desenvolvimento pessoal e profissional

A principal vantagem da mentoria de carreira é contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, só busca uma orientação com especialistas quem realmente deseja se aperfeiçoar e quer encontrar os caminhos para atingir as suas metas.

Como os programas são definidos a partir dos seus objetivos, então as habilidades a serem trabalhadas também podem variar para cada profissional.

Pode ser que você esteja em um momento que seja necessário desenvolver a inteligência emocional e resolução de conflitos, por exemplo, que impactará diretamente a sua vida pessoal também.

Em outros casos, a busca por mentoria é guiada pelo desejo de se tornar um líder. Então, será preciso trabalhar para aprimorar habilidades relativas ao cargo e se tornar uma referência para a equipe.

 

2. Constrói e amplia a sua rede de contatos

Nesse processo, você pode ter contato com outros profissionais, permitindo fazer networking para expandir a sua rede de contatos. Esses novos conhecidos vão possibilitar uma troca de experiências enriquecedora, além de possibilitar boas oportunidades de empregos.

3. Estimula a confiança profissional

Os programas de mentoria de carreira dão feedbacks de qualidade e conselhos para você lidar ainda melhor com a sua rotina de trabalho, dificuldades e pontos de melhoria.

Sem dúvidas, é uma excelente chance para desenvolver a confiança nas suas habilidades enquanto profissional, assegurando que você está seguindo no caminho certo para o sucesso.

4. Auxilia na gestão de desafios

Enfrentar desafios no trabalho é muito comum, seja por questões de relacionamento com colegas, dificuldade na tração de tarefas ou conflitos com clientes, essas situações podem se tornar uma trava no desenvolvimento de trabalhadores competentes.

Durante a mentoria de carreira, você pode trocar ideias e ouvir cases de outros profissionais sobre como eles lidaram com situações de desafio no trabalho e se recuperaram. Dessa forma, ao buscar soluções para os seus desafios, inspirado por outras pessoas, você aprende a ser mais resiliente e resolver conflitos diversos.

💼Leia também: Tudo sobre plano de carreira: guia completo sobre o assunto!

5. Proporciona um direcionamento de carreira mais adequado

A mentoria também é uma oportunidade para recalcular a rota do plano de carreira e encontrar um direcionamento mais adequado aos seus objetivos profissionais.

O contato com diferentes pessoas contribui para a ampliação das suas possibilidades na área, além de auxiliar na busca pelos recursos necessários para tomar um novo rumo na carreira, com orientações de quem entende do assunto.

3. Como escolher um mentor de carreira?

Existem diversas formas de escolher um mentor de carreira mais adequado ao que você precisa, seja por meio de bate-papo com colegas ou em plataformas de mentoria na internet. Confira algumas estratégias para ajudar nessa procura:

  • Busque indicações com colegas: converse com pessoas do seu trabalho, faculdade ou comunidade e peça indicações de mentores e programas que eles possam ter participado. Existem ONGs, programas do governo ou de organizações privadas focados em desenvolver líderes, profissionais do futuro, entre outras abordagens;
  • Pesquise por referências: use as redes sociais, como LinkedIn, para encontrar pessoas que possam servir como referência. Em alguns casos, profissionais de destaque podem oferecer uma mentoria ou até mesmo conhecerem profissionais para esse fim;
  • Aproxime-se de profissionais da sua empresa: converse com colegas de trabalho especialistas na área que atuam ou que tiveram uma jornada interessante na empresa. Veja se é possível solicitar orientações que auxiliem você a se desenvolver ainda mais lá dentro.

Pedir feedbacks e planos de expectativas para lideranças diretas, supervisores e gestores, também é uma maneira de ter acesso a um tipo de mentoria de carreira.

Ademais, existem modalidades de programas que oferecem esse apoio profissional específico para jovens, mulheres, LGBTQIA+, comunidades, na área da tecnologia, e muito mais!


Conte com a Catho para auxiliar no seu desenvolvimento e impulsionar a sua vida profissional! Continue em nosso blog para explorar outros conteúdos para se destacar no mercado de trabalho e confira as 15 habilidades que você precisa aprimorar para mandar bem nos processos seletivos! Até a próxima!

VAGAS ABERTAS | Principais áreas contratando

Se você está buscando um emprego, selecione abaixo a sua área de interesse e confira os cargos com oportunidades abertas!



Source link

Leave a Reply