INSS começa a pagar parcela de junho; veja calendário atualizado

Author:


O Instituto Nacional de Seguro Social, INSS, começa a realizar os depósitos do mês-base de junho nesta segunda-feira, 24/6. Para os segurados que não terão a parcela antecipada, a lógica de pagamentos seguirá o penúltimo dígito do documento NB.

continua depois da publicidade

Vale salientar que existem dois calendários distintos. Aqueles que recebem um salário mínimo como benefício têm direito ao valor mais cedo, especificamente a partir de 24 de junho. O cronograma para os que ganham acima do piso começa em prazo posterior.

Ao todo, existem cerca de 39 milhões de aposentados e pensionistas no país, além daqueles que recebem auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e Benefício de Prestação Continuada. Em nossa matéria, você confere mais detalhes a respeito do assunto.

Também explicamos quem terá direito à nova parcela nesta segunda-feira, bem como o calendário oficial que foi disponibilizado pela autarquia. A consulta atualizada, vale lembrar, já está disponível e pode ser feita pelo site ou aplicativo do “Meu INSS”.

continua depois da publicidade

As informações ficam dispostas na página inicial do sistema. Caso prefiram, os usuários conseguem acessar mais detalhes sobre o novo depósito pela opção “Extrato de Pagamento”, que fica no menu do Meu INSS. Dúvidas podem ser sanadas pela Central 135.

O atendimento automático funciona 24 horas por dia. Para falar diretamente com os servidores da autarquia e solicitar algum tipo de esclarecimento específico, é necessário ligar entre segunda e sábado, das 7h às 22h, conforme comunicou o instituto.

continua depois da publicidade

INSS: quem terá a parcela antecipada deste mês? 

Para amenizar os efeitos causados pelas fortes enchentes, o INSS liberou a antecipação do calendário de pagamentos em junho. A medida, que consta em portaria encaminhada pela autarquia, permite o adiantamento para os segurados do Rio Grande do Sul.

Mais especificamente, aposentados, pensionistas e inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cidadãos que recebem benefícios temporários no RS, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão não entraram no pacote da iniciativa.

Portanto, a lógica de pagamentos para esses grupos continuará sendo a mesma: esperar pelo escalonamento que funciona a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB, conforme exemplo em negrito: 000.000.000-0.

 

continua depois da publicidade

Mas, afinal, quando haverá a liberação do pagamento de junho para quem teve o valor antecipado (aposentados, pensionistas e inscritos no BPC que moram no Rio Grande do Sul)? De acordo com as regras, pagamento ocorrerá, de uma vez, nesta segunda, 24/6.

Calendário do INSS: mês de junho

Para os demais segurados do INSS que não terão o valor antecipado, o escalonamento continua o mesmo. Os segurados que recebem um salário mínimo como benefício e possuem penúltimo dígito 1 no NB recebem a parcela nesta segunda-feira, 24/6.

Os demais grupos foram organizados de maneira escalonamento e farão jus ao depósito ao longo dos próximos dias úteis. Confira o calendário oficial que foi disponibilizado pela autarquia:

Para quem recebe um salário mínimo

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 24 de junho
2 25 de junho
3 26 de junho
4 27 de junho
5 28 de junho
6 1º de julho
7 2 de julho
8 3 de julho
9 4 de julho
0 5 de julho

Para quem recebe acima do piso nacional

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 ou 6 1º de julho
2 ou 7 2 de julho
3 ou 8 3 de julho
4 ou 9 4 de julho
5 ou 0 5 de julho

Calendário INSS 2024Calendário INSS 2024



Source link

Leave a Reply