Polícia Federal prende empresário em Ribeirão suspeito de aplicar golpe de R$ 15 milhões

Author:


A Polícia Federal (PF) prendeu, na terça-feira (18), um empresário suspeito de aplicar golpes milionários em diversas vítimas. Os agentes cumpriram quatro mandados de busca e um de prisão temporária em Ribeirão Preto e Matão.

De acordo com a PF, Gabriel Saletti Pinotti estava sendo investigado pela operação ‘TAKE PROFIT’, referente as práticas de crimes financeiros, lavagem de dinheiro, exercício ilegal de atividade de assessor de investimento sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e crime contra a econômica popular.

O esquema durou cerca de quatro anos e um grupo de vítimas foi quem procurou a PF, denunciando prejuízos em torno de R$ 15 milhões – a corporação não descarta a possibilidade de valores ainda maiores.

As penas mínimas e máximas para os crimes cometido podem variar de 14 a 48 anos de prisão, conforme a PF. A defesa do acusado informou que ainda não teve acesso ao processo e por isso não vai se manifestar neste momento.

Golpe financeiro

Identificado como ‘influencer financeiro’, o acusado produzia conteúdos para redes sociais, relativos a operações ‘day trade’ de ações e contratos futuros no mercado de capitais brasileiro e do exterior, com o intuito de atrair interessados em participar de um fundo de investimento, mediante celebrações de contratos de mútuo.

Algum tempo depois os recursos foram apropriados e o investigado alegou insolvência civil (declaração judicial de que as dívidas do devedor são maiores do que seu patrimônio).

Na última etapa da execução de seu plano criminoso, ingressou com processo de insolvência civil de pessoa física perante o Juízo Civil de Ribeirão Preto e deu início a atos de alienação de seu patrimônio, como imóveis, carros, dentre outros

informou a Polícia Federal

Ostentação nas redes sociais

Durante as investigações, os policiais identificaram que o dinheiro das vítimas foi utilizado para a aquisição de veículos de luxo, casa em um condomínio da zona Sul de Ribeirão e viagens extravagantes.  

Além disso, nas redes sociais, Gabriel compartilhava uma vida exuberante e de ostentação. Segundo a PF, uma estratégia para se apresentar como um investidor de sucesso e atrair as vítimas.


SAIBA MAIS

Receita Federal libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda; Veja quando

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

 

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quando estreia a nova série de Sofia Carson?





Source link

Leave a Reply