O que se sabe sobre advogados envolvidos em esquema de venda de decisões judiciais

Author:


Uma operação da Polícia Federal (PF), realizada nesta quinta-feira (20), em Santa Rosa do Viterbo, região de Ribeirão Preto, investiga dois advogados suspeitos de participarem de um esquema de venda de decisões judiciais.

A operação também teve como alvo o desembargador Ivo de Almeida, da 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por um ano do cargo.

Quem são os advogados envolvidos?

Os dois advogados envolvidos no caso são de Ribeirão Preto, de acordo com apuração do g1 São Paulo. Contudo, até o encerramento desta reportagem, os nomes deles não haviam sido divulgados.

Ivo de Almeida e sua defesa também não se manifestaram até o momento.

O que diz a Polícia Federal sobre a operação?

De acordo com a PF, o desembargador da área criminal recebia dinheiro para dar sentenças favoráveis aos corruptores.

As investigações mostraram que os investigados chamavam os plantões de Ivo de Almeida de dia do “churrasco”, por isso, a operação foi chamada de ‘Churrascada’.

O órgão ainda explicou que a operação é uma investigação que tramita no STJ e decorre da Operação Contágio, deflagrada em 2021 pela Polícia Federal em São Paulo, que desarticulou uma organização criminosa responsável pelo desvio de verba pública da área de saúde.

Reclamação Disciplinar

Ainda de acordo com a TV Globo e o g1 São Paulo, a Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) instaurou uma Reclamação Disciplinar (RD) contra o desembargador envolvido na operação. A decisão é do corregedor nacional de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão.

Na decisão, o ministro dá o prazo de 10 dias para que sejam apresentados eventuais pedidos de providências e processos administrativos envolvendo Ivo, por parte da presidência e da Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de São Paulo.


SAIBA MAIS

Operação da PF na região de Ribeirão apura esquema de venda de decisões judiciais

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

 

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Quando será lançado “Pinguim”?





Source link

Leave a Reply