Calendário de Junho será antecipado; veja quem recebe

Author:


O BPC, Benefício de Prestação Continuada, é pago para idosos com pelo menos 65 anos de idade e pessoas com deficiência que possuem qualquer faixa etária. Em 2024, cada uma das parcelas possui o valor de R$ 1.420, que corresponde ao salário mínimo.

continua depois da publicidade

A rodada de junho começará a ser paga no dia 24/6, considerando o escalonamento feito a partir do penúltimo dígito que aparece no documento NB (Número de Benefício). No entanto, o Instituto Nacional de Seguro Social decidiu estabelecer uma antecipação.

A medida contempla apenas alguns grupos específicos de beneficiários, especialmente devido ao contexto de calamidade pública que ocasionou prejuízos a curto e longo prazo para milhares de unidades familiares. Nesse caso, a lógica de pagamentos mudará.

Lembrando que a consulta pode ser feita diretamente pelo site ou aplicativo “Meu INSS”. Basta entrar no sistema por meio do login cadastrado no portal GOV.BR e acessar a opção “Extrato de Pagamento”. Assim, os usuários conseguem fazer a verificação.

continua depois da publicidade

Para se tornar elegível neste ano, as famílias devem ter renda per capita que não ultrapasse o valor de meio salário mínimo. Também é recomendado que todos os integrantes do grupo familiar estejam registrados no CadÚnico e com os dados atualizados.

Antecipação é anunciada pelo INSS

Em junho, o INSS decidiu manter a medida de antecipação para os beneficiários do BPC que vivem em cidades do Rio Grande do Sul com decreto de calamidade pública. Os grupos, portanto, recebem a nova parcela no dia 24/6, ou seja, de uma só vez.

continua depois da publicidade

Não há necessidade de esperar pelo escalonamento do calendário tradicional. A mesma decisão ocorreu para aposentados e pensionistas da autarquia, desde que eles também estejam morando as cidades afetadas pelas fortes enchentes no estado do RS.

Segurados de benefícios temporários, como auxílio-doença, auxílio-acidente e auxílio-reclusão, não foram contemplados com a medida de adiantamento, mesmo morando nas regiões impactadas. Eles devem aguardar a data definida no cronograma oficial.

O mesmo vale no contexto de todos os demais inscritos no BPC que vivem fora do RS e estão morando em cidades onde não consta decreto ativo de calamidade pública. Os pagamentos tradicionais ocorrem a partir do último dígito do documento NB.

 

continua depois da publicidade

Dessa maneira, os depósitos serão feitos entre os dias 24/6 e 5/7, conforme informou o INSS. Mais informações podem ser consultadas pela Central de Atendimento da autarquia, que funciona a partir do telefone 135 – de segunda a sábado.

Atendimento humano ocorre das 7h às 22h, mas os serviços automatizados funcionam 24 horas por dia. Existe, agora, uma opção de acesso pelo telefone que permite a verificação automática de valores e dúvidas comuns relacionadas ao seu benefício.

Calendário oficial do BPC de Junho

Os demais grupos de beneficiários que não foram impactados com a antecipação devem esperar pelo escalonamento do calendário tradicional do BPC. Por sua vez, a primeira leva de pagamentos de junho deve começar na segunda-feira, 24/6:

Penúltimo dígito do NB Data de pagamento
1 24 de junho
2 25 de junho
3 26 de junho
4 27 de junho
5 28 de junho
6 1º de julho
7 2 de julho
8 3 de julho
9 4 de julho
0 5 de julho

Calendário BPCCalendário BPC



Source link

Leave a Reply