O inverno 2024 começa astronomicamente na próxima quinta-feira (20), às 17h51 pelo horário de Brasília, quando haverá o solstício de inverno.
A Climatempo diz que a formação e a intensificação gradual do La Niña – fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Oceano Pacífico Equatorial – terá influência no padrão de temperatura e de chuvas no decorrer do inverno deste ano.
A meteorologia indica um inverno com tempo seco no Sudeste, especialmente no interior de São Paulo.
“Muitas áreas, especialmente no Norte de São Paulo, poderão passar os meses de julho e agosto inteiros sem chuva nenhuma. O tempo seco persiste em setembro, com volumes abaixo da média em todas as áreas. Ar muito seco, e mais seco do que em 2023”
Climatempo
As temperaturas devem permanecer acima da média por conta da atuação frequente e persistente de bloqueios atmosféricos, que favorecem tempo seco, de acordo com a Climatempo.
“O ar frio polar chega a algumas ocasiões em julho, principalmente no Sul e Leste de São Paulo. No interior, o ar frio chega menos vezes em função dos bloqueios. Mesmo com o ar frio tendo resistência em avançar, há possibilidade de quedas acentuadas e ondas de frio sobre o estado paulista, com maior risco de geadas comparado a 2023. Já setembro tende a ser muito quente e propenso a ondas de calor”
Climatempo
SAIBA MAIS
Prorrogado alerta de perigo potencial para interior de SP; Veja previsão para Ribeirão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Mulheres são maioria nos casos de violência contra idosos