A palavra “gol” tem 3 plurais diferentes; veja quais são

Author:


Você sabia que a palavra “gol” tem três formas diferentes no plural? É verdade, concurseiro. E cada uma delas tem um uso específico. Se você gosta de futebol ou apenas quer aprender algo novo sobre a Língua Portuguesa, está no lugar certo.

continua depois da publicidade

Elaboramos este artigo que vai te mostrar quais são os plurais da palavra “gol”, de uma maneira simples e fácil de entender.

Se você está querendo aprimorar os seus conhecimentos em Língua Portuguesa para não errar na hora de escrever um texto, continue lendo até o fim.

Quais são os plurais da palavra “gol”?

A palavra “gol” é muito comum no dia a dia, especialmente para quem acompanha futebol. Mas você já parou para pensar em como se diz “gol” no plural?

continua depois da publicidade

Na verdade, existem três formas corretas, segundo a norma culta: gols (termo consagrado devido ao uso recorrente), goles e gois. Vamos entender quando e como usar cada uma delas.

1. Gols

A forma mais comum e amplamente usada é gols. Essa palavra é a que você vai ouvir e ver na maioria das situações, principalmente em contextos esportivos. Veja os exemplos abaixo:

  • O jogo terminou com três gols do time da casa;
  • Na final do campeonato, todos os gols foram marcados no segundo tempo do jogo.

Essa forma segue a regra geral de pluralização das palavras terminadas em consoante, onde simplesmente adicionamos um “s” ao final.

continua depois da publicidade

2. Goles

A forma “goles” é um pouco menos comum em nosso idioma e pode parecer estranha para algumas pessoas. No entanto, ela também está correta e pode ser usada em textos formais. Observe:

  • Todos os goles da partida de hóquei foram feitos pelo capitão da equipe azul;
  • O jogador do time visitante fez dois goles nos minutos finais.

Aqui, o termo também não muda de significado. Por mais que não pareça, também estamos falando do plural da palavra “gol”, no sentido esportivo.

 

continua depois da publicidade

3. Gois

Finalmente, temos “gois”, que é o mais raro dos três plurais da palavra “gol”. Esta forma é a menos conhecida e menos utilizada pelos falantes do português, concurseiro. Veja abaixo:

  • Os gois daquele jogo foram incríveis;
  • Meu time de futebol favorito fez quatro gois em uma única partida.

Como saber qual usar?

A escolha entre o uso de “gols”, “goles” e “gois” fica a seu critério, já que todas as três palavras são validadas pela norma culta. Para facilitar, veja este resumo:

  • Gols: sempre que você for falar de futebol ou outros esportes, é recomendado usar “gols”, já que essa é a forma mais comum e conhecida pelas pessoas;
  • Goles: embora seja uma forma pouco comum do plural da palavra “gol”, o concurseiro também pode usar “goles” quando estiver se referindo a futebol ou outras modalidades esportivas;
  • Gois: Por mais que “gois” também esteja correto, é raramente usado. Fique sempre atento ao contexto e, em caso de dúvida, prefira “gols” ou “goles”, fechado?

Curiosidades

Vamos ver algumas curiosidades para turbinar ainda mais os seus conhecimentos:

  • A palavra “gol” vem do inglês “goal” e foi adotada em várias línguas ao redor do mundo. No Brasil, onde o futebol é uma paixão nacional, esse termo faz parte do vocabulário diário de milhares de pessoas;
  • Além do futebol, a palavra “gol” também é usada em outros esportes como hóquei e polo aquático, onde se marcam pontos similares;
  • Em português, temos expressões populares como “fazer um gol de placa”, que significa algo espetacular ou impressionante, e “gol contra”, que se refere a algo feito de maneira errada que acaba prejudicando quem fez.



Source link

Leave a Reply