5 truques apoiados pela Ciência para acordar com mais energia

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Acordar pode ser um processo bastante dificultoso para algumas pessoas, principalmente para aquelas que se levantam da cama, mas têm dificuldade de despertar de fato.

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Essa sensação é bastante comum e muitos indivíduos têm dúvidas sobre como melhorar seu processo de despertar para ter mais energia e começar o dia de bem com a vida.

Se você é daqueles que, mesmo dormindo bastante, tem dificuldade de levantar quando o despertador toca, coloca inúmeras sonecas e passa o início do dia sonolento, algumas dicas podem te ajudar.

Neste artigo, vamos apresentar 5 truques que podem te ajudar a acordar com mais energia e superar esse primeiro desafio do dia de acordo com a ciência. Continue a leitura!

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5 truques para acordar com mais energia

Acordar e ficar se sentindo sonolento nas primeiras horas do dia pode ser algo comum. A maioria das pessoas já passou por essa experiência alguma vez na vida, enquanto outras enfrentam esse desafio diariamente.

Mas alguns truques pautados por estudos científicos podem tornar essas primeiras horas do dia bem mais proveitosas e energizadas. Saiba mais a seguir:

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1. Pratique atividades físicas

Pode parecer controverso, mas, às vezes, tudo o que precisamos é gastar mais energia para melhorar nosso cansaço.

Isso porque o nosso corpo precisa ter gastado energia para que utilize a noite de sono para recuperá-la. Às vezes, estamos cansados mentalmente, mas nosso corpo pouco se moveu fisicamente.

Além de gastar energia, a prática de atividades físicas também melhora a resistência, disposição e a saúde mental.

 

Um estudo da Universidade da Califórnia sugere que os exercícios praticados no dia anterior podem ser um caminho para acordarmos mais dispostos.

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2. Tenha uma boa noite de sono

Não tem como acordar com mais energia sem dormir direito. Por isso, uma boa noite de sono é um dos principais fatores para despertar bem no dia seguinte.

A hipótese também é da pesquisa da Universidade da Califórnia, que analisou 833 pessoas, incluindo indivíduos gêmeos e adultos geneticamente não relacionados.

Por isso, é importante se atentar ao horário que está dormindo, quantas horas está tendo e a qualidade deste tempo. Afinal, não é só o número de horas que importa se você acorda várias vezes, por exemplo.

3. Evite cafeína

Substâncias estimulantes como a cafeína devem ser evitadas horas antes de dormir para se ter uma qualidade do sono e, consequentemente, acordar mais disposto.

Uma pesquisa do Journal of Clinical Sleep Medicine concluiu que a cafeína ingerida seis horas antes de dormir pode atrapalhar significativamente o sono.

Portanto, o ideal é evitar o consumo excessivo horas antes de dormir.

4. Tome um café da manhã reforçado

Tomar café da manhã é um passo essencial para algumas pessoas, enquanto outras sempre pulam a refeição e já começam as atividades do dia sem se alimentar.

O estudo da Universidade da Califórnia também aponta uma refeição reforçada e equilibrada como uma das formas de se manter mais disposto ao longo do dia.

Por mais simples que pareça, esse passo pode fazer a diferença e dar mais energia. Portanto, se você tem o hábito de pular o café da manhã, vale a pena dar uma chance e fazer o teste.

5. Cuide da sua saúde mental

O cansaço mental pode interferir na nossa disposição física.

Nesse sentido, a pesquisa da Universidade da Carolina também sugere a importância de se manter positivo para ter uma melhor qualidade de sono e se sentir com mais energia logo nas primeiras horas do dia.

Vale destacar que se sentir indisposto assim que acorda é uma questão comum entre os indivíduos. Contudo, se for algo recorrente, é sempre importante procurar ajuda médica para tirar possíveis dúvidas.



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