4 formas de encontrar o seu propósito de vida, conforme a Ciência

Author:


Você já se perguntou qual é o seu propósito de vida? Aquilo que te move todos os dias a sair da cama e tentar novamente? Pois bem, a Ciência investiga essa questão há décadas e existem estudos que mostram as formas de encontrar o seu propósito de vida.

continua depois da publicidade

Diferente do que se imagina, existem algumas ações práticas que fazem toda a diferença nesse processo, e você não precisa de milagres para achar a resposta. Entenda mais a seguir e descubra o que os cientistas sabem sobre o seu propósito.

Como encontrar o seu propósito de vida?

1. Invista na leitura

Segundo as descobertas científicas, a leitura é uma maneira de se conectar com pessoas, sentimentos e experiências distintas da própria realidade. E é justamente isso que fortalece o senso de significado e propósito nos leitores.

Em um artigo de 2010, o cientista Leslie Francis estudou um grupo de quase 26.000 adolescentes em toda a Inglaterra e País de Gales. A descoberta principal foi que aqueles que liam mais a Bíblia tendiam a ter um sentido de propósito mais forte.

continua depois da publicidade

Contudo, a leitura não precisa estar limitada à religião, porque outros estudos empíricos mostraram que existe uma ligação entre a leitura de poesia e ficção e um sentido de propósito entre os adolescentes. O mais importante aqui é que você leia sempre e muito.

2. Cultive bons sentimentos

Esse aspecto está relacionado com a automotivação, mas não se limita a gerir as próprias emoções. Quando se pensa em cultivar bons sentimentos, também estamos falando de viver experiências positivas na interação com os outros.

continua depois da publicidade

Existem diversos estudos sobre como a experiência de admiração faz com que a pessoa se sinta conectada com algo maior que sua própria existência. É a partir disso que surgem as bases emocionais para encontrar o senso de propósito.

3. Conte sua história

E aqui não é sobre fazer tudo ser sobre você, mas simplesmente compartilhar mais suas lições, aprendizados e criar conexões a partir disso. O que os cientistas descobriram é que muitas vezes, o propósito surge da curiosidade com a própria vida.

Um estudo feito em 2008 descobriu que aqueles que veem significado e propósito em suas vidas são capazes de contar uma história de mudança e crescimento, onde conseguiram superar os obstáculos que encontraram. Ou seja, sabiam narrar seu crescimento.

 

continua depois da publicidade

Sendo assim, criar uma narrativa a respeito da própria vida auxilia as pessoas a encontrarem pontos fortes, conquistas e paixões esquecidas com o tempo. Assim, aumentamos nosso senso de autoeficácia e motivação, desenvolvendo um propósito.

4. Aprenda mais, aprenda sempre

Uma pesquisa feita com mais de 2 mil jovens adultos mostrou que estudantes que aprendem pensando não somente no ganho pessoal, mas também no benefício social, possuem um senso de propósito mais firme.

Sobretudo, esses jovens se mostraram mais persistentes e propensos a permanecer na escola porque viam nos estudos uma possibilidade de retribuir às suas comunidades. Por isso, aprender sempre e continuar estudando é uma forma de fortalecer seu senso de propósito.

A pesquisa mostrou que o propósito é uma questão de perspectiva, de como você executa suas atividades e onde quer chegar com elas. Obviamente, isso não elimina o tédio ou cansaço do processo, mas te mantém motivado a longo prazo.



Source link

Leave a Reply