Inscritos no CadÚnico têm direito ao ID Jovem: confira requisitos

Author:


O Programa Identidade Jovem, mais conhecido como ID Jovem, é um documento que possibilita ao público-alvo uma série de benefícios. O benefício também está disponível para os inscritos no CadÚnico.

continua depois da publicidade

Entre os benefícios previstos está a meia-entrada em eventos artísticos, culturais e esportivos, mas não para por aí. Os inscritos neste programa também acessam vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte público interestadual coletivo.

A iniciativa é gerenciada pela Secretaria Nacional de Juventude. Entenda mais sobre os requisitos a seguir.

Quais são os requisitos da ID Jovem?

A ID Jovem é concedida para os brasileiros que têm entre 15 e 29 anos, mas o benefício é válido também para quem não é estudante. É necessário estar inscrito no CadÚnico com informações regulares e atualizadas.

continua depois da publicidade

Mais especificamente, o cidadão precisa estar com suas informações atualizadas há pelo menos 24 meses. São contemplados aqueles que possuem renda familiar mensal de até dois salários mínimos.

Sobretudo, a ID Jovem é uma ferramenta de acesso aos direitos previstos no Estatuto da Juventude. Em todos os casos, o documento é emitido gratuitamente e também serve para comprovar a situação social do portador.

Como solicitar?

A solicitação da ID Jovem pode ser realizada por meio do site ou aplicativo oficial, disponível para Android e iOS. A princípio, a validade deste documento é de 6 meses, mas está passível de renovação.

continua depois da publicidade

Para aproveitar dos benefícios previstos nessa iniciativa, os portadores precisam apresentar a ID Jovem. No entanto, esse documento deve estar acompanhado de outro documento de identificação oficial com foto.

No caso dos descontos em eventos culturais, artísticos e esportivos, basta apresentar essas informações no local de venda dos ingressos. É possível ainda imprimir a cópia da carteira com a versão autenticada ou apresentá-la no formato digital, por meio do aplicativo.

 

Atualmente, a ID Jovem é aceita em cinemas, teatros, espetáculos musicais, cineclubes e apresentações de artes cênicas ou circenses. Por regra, todo evento organizado por entidades ou em estabelecimentos públicos ou privados aceita esse documento.

continua depois da publicidade

Já no caso do desconto nas passagens ou gratuidade completa, é necessário que o beneficiário solicite um único bilhete de viagem, em qualquer ponto de venda. Contudo, a solicitação precisa ser feita no período mínimo de 3 horas antes da partida.

Além disso, é possível solicitar a emissão do bilhete de viagem de retorno antecipadamente e também acessar o desconto. Este benefício é válido para viagens ferroviárias, aquaviárias ou rodoviárias nas linhas regulares.

Por definição, as empresas são obrigadas a fornecer duas vagas gratuitas ou com desconto de 50% da viagem. Caso o jovem não seja atendido pelo seu direito, poderá exigir dos atendentes um documento que justifique o motivo da recusa.

Como atualizar o CadÚnico?

Por definição, o CadÚnico deve ser atualizado a cada 24 meses ou sempre que houver alguma alteração nas informações familiares. Isso inclui nascimentos, mortes, casamentos, mudança de endereço residencial, aumento ou diminuição da renda.

Com a atualização nos procedimentos deste banco de dados, os cidadãos podem fazer a atualização cadastral por confirmação por meio do aplicativo do CadÚnico. O serviço está disponível para Android e iOS.

Quem preferir pode realizar este procedimento presencialmente, nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região.



Source link

Leave a Reply