Estas são as 5 menores temperaturas já registradas no Brasil

Author:


O Brasil é um país tropical e, por conta disso, costuma ser associado às altas temperaturas e ao verão, quando o sol predomina na maior parte do tempo.

continua depois da publicidade

Por outro lado, por ter um território de dimensões continentais, é possível encontrar os mais variados climas em solo brasileiro: em determinadas regiões, por exemplo, a característica predominante pode, na verdade, ser o frio.

Mesmo que pareça improvável, existem alguns estados do Brasil que já registraram temperaturas verdadeiramente baixas, todas abaixo de 0ºC. A maioria dessas ocorrências afetou a região Sul.

O resultado, por sua vez, já era esperado, visto que o Sul está localizado em um recorte de clima temperado ou subtropical. Para entender mais, confira 5 das menores temperaturas já registradas no Brasil.

continua depois da publicidade

As 5 menores temperaturas já registradas no Brasil

1. -11,6ºC

A menor temperatura já registrada no Brasil de modo oficial foi -11,6ºC na cidade catarinense de Xanxerê. O recorde foi atingido no dia 25 de junho, no ano de 1945.

Localizada no oeste do estado de Santa Catarina, Xanxerê tem um clima considerado mesotérmico úmido, com verões quentes e invernos frios.

continua depois da publicidade

A temperatura média anual da cidade é de 17ºC e a região já registrou outras temperaturas negativas, como -8,1ºC e -6,4ºC.

2. -10ºC

A segunda menor temperatura da história do Brasil foi aferida em Palmas, mas não no Tocantins, e sim no Paraná. Em 14 de julho de 1933, Palmas atingiu -10ºC.

Diferentemente da capital do Tocantins, que tem um clima tropical semiúmido e uma frequência de temperaturas mais altas, acima dos 32ºC, a pequena cidade do Paraná tem invernos bem definidos e um clima ameno.

 

continua depois da publicidade

3. -9,8ºC

No dia 14 de julho de 1947, a cidade de Irineópolis, em Santa Catarina, registrou a terceira temperatura mais baixa do país, com -9,8ºC.

Apesar de seu nome, muitos moradores da região preferem denominar o município de Valões, nome antigo do distrito. A cidade foi fundada por Caetano Valões em 1885, mas Irineópolis é uma homenagem ao ex-governador do estado, Irineu Bornhausen.

4. -9ºC

Também em Santa Catarina, a cidade de São Joaquim, localizada no sul catarinense, impressionou com seus -9ºC em 14 de julho de 2000.

O clima de São Joaquim é classificado como oceânico, ou temperado marítimo. A temperatura média anual é de 14ºC e, ao longo do ano, a mínima nos meses mais frios costuma ser de 6ºC.

Junto de Urupema e Bom Jardim da Serra, também em Santa Catarina, a cidade é considerada uma das mais frias do Brasil. No inverno, inclusive, é comum que ocorram geadas e, ocasionalmente, precipitações sob a forma de neve.

5. -8,4ºC

Por fim, o quinto lugar da lista é ocupado pela cidade de Guarapuava, no Paraná. Em 31 de julho de 1955, a cidade registrou uma temperatura de -8,4ºC.

Muitos moradores de Guarapuava defendem que, há quase um século, a cidade teria registrado -10ºC. Contudo, como na época não foi feita uma aferição oficial, não é possível se certificar da ocorrência.

O clima do município é classificado como subtropical úmido mesotérmico, e seus invernos são frios, com geadas severas e frequentes.

Assim como em São Joaquim, a temperatura pode cair abaixo do ponto de congelamento, o que dá à cidade a condição de uma das mais frias do Brasil.

Os registros de neve em Guarapuava acontecem, em média, de sete em sete anos, e precipitações intensas podem ocorrer na região.



Source link

Leave a Reply